Formação do Psicólogo, no Estado do Paraná, para Atuar Junto às Queixas Escolares

Autores/as

  • Marilda Gonçalves Dias Facci Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane da Costa Lima Universidade Estadual de Maringá
  • Fabiola Batista Gomes Firbida Faculdade União de Campo Mourão, Universidade Estadual de Maringá
  • Marina Beatriz Shima Barroco Universidade Estadual de Maringá
  • Zaira Fatima de Rezende Gonzales Leal Universidade Estadual de Maringá
  • Patricia Vaz de Lessa Centro Universitário Filadélfia – UniFil

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v19i2.28398

Palabras clave:

dificuldades escolares, formação do psicólogo, psicologia escolar, psicologia histórico-cultural

Resumen

O objetivo deste artigo é discorrer sobre a formação que os cursos de Psicologia do Estado do Paraná
oferecem para que os graduandos compreendam e avaliem alunos encaminhados com dificuldades
escolares, tomando-se como referência a Psicologia Histórico-Cultural. Foram entrevistados 14
supervisores de estágio na área escolar de sete instituições de Ensino Superior do Paraná. Como
resultados da pesquisa, constatamos que, na formação dos psicólogos, a compreensão das queixas
escolares é vinculada a questões sociais, saindo de uma visão que culpabiliza os indivíduos pelo
insucesso escolar. Entendemos que a formação deve levar os alunos a entenderem os determinantes
histórico-sociais que influenciam na apropriação do conhecimento e contribuírem para uma
intervenção que promova o desenvolvimento máximo dos indivíduos.

Publicado

2016-10-11

Cómo citar

Facci, M. G. D., Lima, E. da C., Firbida, F. B. G., Barroco, M. B. S., Leal, Z. F. de R. G., & de Lessa, P. V. (2016). Formação do Psicólogo, no Estado do Paraná, para Atuar Junto às Queixas Escolares. Interação Em Psicologia, 19(2). https://doi.org/10.5380/psi.v19i2.28398

Número

Sección

Relatos de Pesquisa