Formação do Psicólogo, no Estado do Paraná, para Atuar Junto às Queixas Escolares
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v19i2.28398Palabras clave:
dificuldades escolares, formação do psicólogo, psicologia escolar, psicologia histórico-culturalResumen
O objetivo deste artigo é discorrer sobre a formação que os cursos de Psicologia do Estado do Paraná
oferecem para que os graduandos compreendam e avaliem alunos encaminhados com dificuldades
escolares, tomando-se como referência a Psicologia Histórico-Cultural. Foram entrevistados 14
supervisores de estágio na área escolar de sete instituições de Ensino Superior do Paraná. Como
resultados da pesquisa, constatamos que, na formação dos psicólogos, a compreensão das queixas
escolares é vinculada a questões sociais, saindo de uma visão que culpabiliza os indivíduos pelo
insucesso escolar. Entendemos que a formação deve levar os alunos a entenderem os determinantes
histórico-sociais que influenciam na apropriação do conhecimento e contribuírem para uma
intervenção que promova o desenvolvimento máximo dos indivíduos.
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