Adolescentes, Seus Professores: Enredos da Dinâmica Intersubjetiva em Sala de Aula

Autores

  • Cristiani Debacker Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Vânia Monteiro Menezes Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Vera Lúcia Blum Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v17i2.28155

Palavras-chave:

adolescentes, sexualidade, singularidade, elogio

Resumo

Este artigo procura evidenciar aspectos da dinâmica intersubjetiva em sala de aula a partir de recortes no discurso de oito adolescentes sobre suas vivências em uma escola pública. A escuta revela como o desabrochar da vida sexual pode enredar o professor em situações que põem em risco sua autoridade docente. Significativo também é como o efeito de destaque produzido pelo elogio em sala de aula revela neste uma face inconveniente. A análise, psicanaliticamente orientada das elocuções do grupo, indica como as respostas do professor ao modo como é visto por seus alunos podem favorecer ou dificultar a dinâmica intersubjetiva. Conclui-se que o desejo de aprender dos alunos depende, em parte, do reconhecimento das singularidades adolescentes implicado nessas respostas.

Biografia do Autor

Cristiani Debacker, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

crisdebacker_@hotmail.com

Vânia Monteiro Menezes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

vaniamonteiro@gmail.com

Vera Lúcia Blum, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

verablum@terra.com.br

Downloads

Como Citar

Debacker, C., Menezes, V. M., & Blum, V. L. (2013). Adolescentes, Seus Professores: Enredos da Dinâmica Intersubjetiva em Sala de Aula. Interação Em Psicologia, 17(2). https://doi.org/10.5380/psi.v17i2.28155

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa