Padrões de Uso e Motivos para Envolvimento em Redes Sociais Virtuais na Adolescência

Autores/as

  • Juliana Szpoganicz Rosado Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Márcia Elisa Jaeger Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Cristina Garcia Dias Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v18i1.28029

Palabras clave:

adolescentes, renda familiar, rede social, internet

Resumen

Este trabalho investigou se há diferenças no acesso à internet e uso das redes sociais entre alunos de escolas públicas e privadas e quais os motivos para se conectarem nas mesmas. Um questionário aplicado em quatros escolas buscou compreender a opinião dos jovens sobre o assunto. Os resultados apontaram diferenças no tempo de uso das redes sociais por estudantes de escolas públicas e privadas. Ademais, os alunos indicaram conectar-se nas redes sociais para falar, principalmente, com familiares e amigos já conhecidos. Entende-se que os adolescentes consideram as redes sociais um local de circulação de informações e que é necessária cautela para navegar neste universo cibernético.

Cómo citar

Rosado, J. S., Jaeger, M. E., & Dias, A. C. G. (2014). Padrões de Uso e Motivos para Envolvimento em Redes Sociais Virtuais na Adolescência. Interação Em Psicologia, 18(1). https://doi.org/10.5380/psi.v18i1.28029

Número

Sección

Relatos de Pesquisa