Uso da Acupuntura em Crianças com Sintomatologia de Estresse: Um Estudo Exploratório
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v17i3.27290Palavras-chave:
Medicina Tradicional Chinesa, acupuntura, estresse infantilResumo
Este estudo objetivou avaliar o uso da acupuntura na sintomatologia indicativa de estresse infantil. Foram utilizados a Escala de Stress Infantil e o aparelho de avaliação energética Ryodoraku. Participaram seis crianças com idade entre seis e sete anos. A intervenção consistiu em doze atendimentos para cada participante. Os resultados obtidos indicam que o tratamento propiciou uma harmonização do nível energético, com o potencial de contribuir para minimizar os sintomas de estresse, como medo, nervosismo, ato de roer unhas, insônia e inquietação. Contudo, novos estudos devem ser empreendidos para avaliação efetiva da técnica. Destaca-se a importante interface entre conhecimentos da Psicologia e Acupuntura, que podem ser agregados para o devido enfrentamento da problemática.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.