Comunicação Entre a Pesquisa Básica, Aplicada e Teórica na Análise do Comportamento no Brasil: Uma Análise Bibliométrica

Autores

  • Bruno Angelo Strapasson Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Positivo (UP)
  • Fernanda Gutierrez Magalhães Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade Positivo
  • Joice Kalfeld Custódio Universidade Positivo

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v17i1.26496

Palavras-chave:

pesquisa aplicada, pesquisa básica, pesquisa teórica, análise do comportamento, análise bibliométrica

Resumo

Muitos autores sugerem que deve haver alto grau de interação entre pesquisa aplicada, básica e teórica para um desenvolvimento adequado da Análise do Comportamento. Pretendeu-se aqui avaliar a comunicação entre essas áreas, mediante análise de referências de três publicações brasileiras. As revistas tiveram seus artigos e referências categorizados como aplicados, básicos e teóricos. Foram identificados 132 artigos teóricos, 90 aplicados e 43 básicos. Verificou-se a porcentagem de autorreferências e de referências cruzadas em cada categoria. Nos teóricos, as autorreferências são predominantes e nos aplicados, as referências cruzadas o são. Nos básicos, o número de autorreferências e referências cruzadas é similar. Observou-se um decréscimo das autorreferências e aumento das referências cruzadas nos últimos anos.

Biografia do Autor

Bruno Angelo Strapasson, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Positivo (UP)

Psicólogo pela UFPR, mestre em psicologia do desenvolvimento e aprendizagem pela UNESP-Bauru e doutorando em psicologia experimental pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto da Universidade Positivo e bolsista do CNPq (protocolo 142638/2010-2)

Fernanda Gutierrez Magalhães, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade Positivo

Psicóloga pela UFPR, mestre em filosofia pela UFSCAR e doutoranda em psicologia experimental pela PUC-SP. Atualmente é professora adjunta da Universidade Positivo e bolsista de doutorado da CAPES ( protocolo 331084-106041)

Joice Kalfeld Custódio, Universidade Positivo

Aluna de graduação em psicologia da Universidade Positivo.

Downloads

Publicado

12-11-2013

Como Citar

Strapasson, B. A., Magalhães, F. G., & Custódio, J. K. (2013). Comunicação Entre a Pesquisa Básica, Aplicada e Teórica na Análise do Comportamento no Brasil: Uma Análise Bibliométrica. Interação Em Psicologia, 17(1). https://doi.org/10.5380/psi.v17i1.26496

Edição

Seção

Revisões Sistemáticas da Literatura