Como satisfazer nossas necessidades de interagir online em diferentes níveis de intimidade? Um estudo sobre a comunicação nas comunidades virtuais

Autores

  • Mariana Santiago de Matos-Silva PUC-Rio
  • Rosane de Albuquerque dos Santos Abreu PUC-Rio e Fiocruz/Farmanguinhos
  • Ana Maria Nicolaci-da-Costa PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.24662

Palavras-chave:

comunidades virtuais, redes sociais, internet, intimidade

Resumo

 

O presente estudo teve como objetivo investigar o uso que vem sendo feito das chamadas comunidades virtuais. Entrevistamos membros de algumas comunidades e constatamos que, nelas, muitas vezes desconhecidos se aproximavam e iniciavam uma relação de amizade. Os ambientes das comunidades investigadas, contudo, não ofereciam recursos para o aprofundamento dessas relações, pois não disponibilizavam espaços ou recursos que permitissem a interação de poucas pessoas ou até mesmo de apenas duas. Por esse motivo, quando desejavam se aproximar mais intimamente de outros membros, os participantes dessas comunidades virtuais recorriam a ambientes complementares, tais como o MSN e o Skype.

Palavras-chave: comunidades virtuais; redes sociais; internet; intimidade. 

 

Biografia do Autor

Mariana Santiago de Matos-Silva, PUC-Rio

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Tecnologia e Subjetividade (PUC-RIO). Estagiária de pós-doutorado na PUC-Rio e bolsista de pós-doutorado júnior do CNPq.

Rosane de Albuquerque dos Santos Abreu, PUC-Rio e Fiocruz/Farmanguinhos

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenadora da Divisão do Conhecimento e coordenadora interina da Divisão do Sistema nacional das RedesFito do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS - Farmanguinhos/FIOCRUZ). 

Ana Maria Nicolaci-da-Costa, PUC-Rio

PhD em Psicologia pela Universidade de Londres, Londres - Inglaterra. Professora do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ - Brasil. coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Tecnologia e Subjetividade do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro. 

Downloads

Como Citar

Matos-Silva, M. S. de, Abreu, R. de A. dos S., & Nicolaci-da-Costa, A. M. (2012). Como satisfazer nossas necessidades de interagir online em diferentes níveis de intimidade? Um estudo sobre a comunicação nas comunidades virtuais. Interação Em Psicologia, 16(2). https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.24662

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa