Atitudes em relação ao HIV/aids nos alunos das escolas secundárias de Moçambique: Um estudo comparativo entre as províncias de Maputo e Niassa

Autores

  • Benvindo Felismino Samuel Maloa Universidade Federal da Bahia
  • Marcos Emanoel Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v16i1.21145

Palavras-chave:

HIV-aids, educação para a saúde, atitudes sociais

Resumo

 

 

O objetivo do estudo foi analisar as atitudes dos alunos das províncias de Maputo e Niassa frente ao vírus HIV-aids, nas escolas secundárias onde o programa Geração Biz está sendo implementado e em escolas onde não está sendo implementado. Participaram 391 alunos, sendo utilizado o Questionário Sociodemográfico e a Escala de Atitudes Frente ao HIV-aids (EAFAIDS). Os alunos de Maputo apresentaram valores mais positivos em todas as dimensões na EAFAIDS. Os alunos cujas escolas estão implementando o programa obtiveram atitudes mais positivas apenas na dimensão da relação com os soropositivos na EAFAIDS. Conclui-se que as ações de prevenção devem ter em conta as diferenças socioculturais do país.

 

Palavras-chave: HIV-aids; educação para a saúde; atitudes sociais.

 

 

Biografia do Autor

Benvindo Felismino Samuel Maloa, Universidade Federal da Bahia

 Mestre e Doutorando em Psicologia  pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Vinculado ao Programa de Estudante- Convênio de Pós-Graduação (PEC- PG) como Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES).  É moçambicano, professor do Departamento de Psicologia da Universidade Pedagógica de Moçambique. Na UFBA faz parte do grupo de pesquisa Cognição Social e Representações, coordenado pelo Professor Marcos Emanoel Pereira. Seus interesses de Estudo são: Atitudes, Crenças, Estereótipos e o HIV/AIDS.

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Como Citar

Maloa, B. F. S., & Pereira, M. E. (2012). Atitudes em relação ao HIV/aids nos alunos das escolas secundárias de Moçambique: Um estudo comparativo entre as províncias de Maputo e Niassa. Interação Em Psicologia, 16(1). https://doi.org/10.5380/psi.v16i1.21145

Edição

Seção

Artigos