Corpo e existência: outro modo de compreensão da psicossomática

Autores/as

  • Jurema Barros Dantas Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.16262

Palabras clave:

corpo, existência, psicossomática

Resumen

Ao corrermos os olhos nos conceitos fundamentais das psicologias, psicoterapias e psicopatologias vigentes, percebemos que na maioria das vezes elas continuam basicamente comprometidas com uma compreensão dos fenômenos através de nexos causais psicodinâmicos. A psicossomática, neste cenário, acaba sendo uma análise das causas psíquicas atuantes sobre as regiões corporais, sistemas e órgãos envolvidos nas patologias. Com a contribuição de Heidegger, a esfera somática se desvela como um modo de realização da existência humana e, sendo as queixas psicossomáticas um fenômeno tão presente na clínica contemporânea, pensamos ser plenamente justificável a proposição deste artigo no qual os fenômenos psicossomáticos deixam de ser vistos como um desequilíbrio funcional nas relações mente-corpo, para serem concebidos numa relação de imanência com a existência.

 

Palavras-chave: corpo; existência; psicossomática.

Biografía del autor/a

Jurema Barros Dantas, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Psicóloga, Doutora em Psicologia Social pela UERJ, Mestre em Estudos da Subjetividade pela UFF, Especialista em Psicologia Clínica.

Publicado

2011-10-01

Cómo citar

Dantas, J. B. (2011). Corpo e existência: outro modo de compreensão da psicossomática. Interação Em Psicologia, 15(1). https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.16262

Número

Sección

Artigos