Corpo e existência: outro modo de compreensão da psicossomática

Autores

  • Jurema Barros Dantas Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.16262

Palavras-chave:

corpo, existência, psicossomática

Resumo

Ao corrermos os olhos nos conceitos fundamentais das psicologias, psicoterapias e psicopatologias vigentes, percebemos que na maioria das vezes elas continuam basicamente comprometidas com uma compreensão dos fenômenos através de nexos causais psicodinâmicos. A psicossomática, neste cenário, acaba sendo uma análise das causas psíquicas atuantes sobre as regiões corporais, sistemas e órgãos envolvidos nas patologias. Com a contribuição de Heidegger, a esfera somática se desvela como um modo de realização da existência humana e, sendo as queixas psicossomáticas um fenômeno tão presente na clínica contemporânea, pensamos ser plenamente justificável a proposição deste artigo no qual os fenômenos psicossomáticos deixam de ser vistos como um desequilíbrio funcional nas relações mente-corpo, para serem concebidos numa relação de imanência com a existência.

 

Palavras-chave: corpo; existência; psicossomática.

Biografia do Autor

Jurema Barros Dantas, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Psicóloga, Doutora em Psicologia Social pela UERJ, Mestre em Estudos da Subjetividade pela UFF, Especialista em Psicologia Clínica.

Downloads

Publicado

01-10-2011

Como Citar

Dantas, J. B. (2011). Corpo e existência: outro modo de compreensão da psicossomática. Interação Em Psicologia, 15(1). https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.16262

Edição

Seção

Artigos