Consciência morfológica, aspectos cognitivos da linguagem e reconhecimento de palavras

Autores

  • Márcia Elia da Mota Universidade Salgado de Oliveira/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.15654

Palavras-chave:

consciência metalinguística, consciência morfológica, cognição, alfabetização, leitura

Resumo

Estudos realizados em línguas alfabéticas mostram que a consciência morfológica está associada ao sucesso no reconhecimento e compreensão de palavras na leitura. Neste estudo, investigamos se o processamento da morfologia contribui para leitura de palavras e se essa contribuição é independente de outros aspectos cognitivos da linguagem, como vocabulário e memória auditiva no português. A amostra é constituída de 52 crianças, sendo 25 do 2º ano e 27 do 3º ano, do ensino fundamental. Os resultados das correlações de Pearson mostram que a consciência morfológica está associada à leitura, mas, quando se controla a memória e o vocabulário, esta relação passa a ser significativa só para o terceiro ano.

 

Palavras-chave: consciência metalinguística; consciência morfológica; cognição; alfabetização; leitura.

 

Biografia do Autor

Márcia Elia da Mota, Universidade Salgado de Oliveira/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Prof. Dra. da Universidade Salgado de Oliveira e Universidade do Estadodo Rio de Janeiro

área de atuação: psicologia do desenvolvimento e educacional

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Publicado

01-10-2011

Como Citar

da Mota, M. E. (2011). Consciência morfológica, aspectos cognitivos da linguagem e reconhecimento de palavras. Interação Em Psicologia, 15(1). https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.15654

Edição

Seção

Artigos