Adaptação Transcultural da Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox – Revisada para Uso na População Brasileira

Autores

  • Amanda Mota Pacciulio Sposito Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
  • Luzia Iara Pfeifer Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
  • Jair Licio Ferreira Santos Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.13460

Palavras-chave:

adaptação transcultural, brincar, avaliação, criança pré-escolar

Resumo

O brincar proporciona estímulos para o desenvolvimento motor, social, emocional, cognitivo e da linguagem da criança. O conhecimento acerca da atividade lúdica, o que inclui a avaliação do brincar, faz-se então indispensável para profissionais que atuam com crianças. Esta pesquisa objetivou traduzir e adaptar culturalmente a Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox – Revisada para aplicação na população brasileira, bem como realizar o seu pré-teste com 18 crianças de 0 a 6 anos de idade, sem comprometimento motor, cognitivo ou sensorial, e verificar a confiabilidade do instrumento intra e interexaminadores. A autora da Escala concordou com as adaptações culturais necessárias para a versão brasileira do instrumento, aqui apresentado, e a análise estatística realizada apontou sua confiabilidade e repetibilidade.

Palavras-chave: adaptação transcultural; brincar; avaliação; criança pré-escolar. 

Biografia do Autor

Amanda Mota Pacciulio Sposito, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Área de Terapia Ocupacional.

Luzia Iara Pfeifer, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Área de Terapia Ocupacional.

Jair Licio Ferreira Santos, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Departamento de Medicina Social.

Downloads

Como Citar

Pacciulio Sposito, A. M., Pfeifer, L. I., & Santos, J. L. F. (2012). Adaptação Transcultural da Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox – Revisada para Uso na População Brasileira. Interação Em Psicologia, 16(2). https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.13460

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa