Adaptação Transcultural da Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox – Revisada para Uso na População Brasileira

Amanda Mota Pacciulio Sposito, Luzia Iara Pfeifer, Jair Licio Ferreira Santos

Resumo


O brincar proporciona estímulos para o desenvolvimento motor, social, emocional, cognitivo e da linguagem da criança. O conhecimento acerca da atividade lúdica, o que inclui a avaliação do brincar, faz-se então indispensável para profissionais que atuam com crianças. Esta pesquisa objetivou traduzir e adaptar culturalmente a Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox – Revisada para aplicação na população brasileira, bem como realizar o seu pré-teste com 18 crianças de 0 a 6 anos de idade, sem comprometimento motor, cognitivo ou sensorial, e verificar a confiabilidade do instrumento intra e interexaminadores. A autora da Escala concordou com as adaptações culturais necessárias para a versão brasileira do instrumento, aqui apresentado, e a análise estatística realizada apontou sua confiabilidade e repetibilidade.

Palavras-chave: adaptação transcultural; brincar; avaliação; criança pré-escolar. 


Palavras-chave


adaptação transcultural; brincar; avaliação; criança pré-escolar

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v16i2.13460

Direitos autorais