Conceito skinneriano de comportamento eficaz

Autores

  • Ieda Maria Bertola Mazzo UEL
  • Maura Alves Nunes Gongora Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v13i2.12270

Palavras-chave:

B. F. Skinner, comportamento eficaz, chances de reforço, comportamento cultural

Resumo

Este ensaio apresenta o resultado de um exame de textos skinnerianos, conduzido com o objetivo de explicitar critérios com os quais Skinner emprega o termo eficaz para qualificar comportamentos. Foram examinados alguns textos nos quais ele mais emprega esse termo: aqueles que tratam das contingências de reforço, do planejamento de contingências e da sobrevivência das culturas. Verificou se que Skinner tende a usar a expressão “comportamento eficaz” em relação a dois temas: 1- possibilidades ou chances de reforço e 2- comportamento cultural e sobrevivência de culturas. No primeiro caso, ele usa o termo para qualificar: respostas operantes, classes de respostas operantes específicas e repertório comportamental especial, que demonstrem maior probabilidade de produzir consequências ambientais reforçadoras. No segundo caso, o autor denomina eficaz ao comportamento que produz, não apenas consequências reforçadoras, mas também consequências culturais relevantes. Verificou-se, ainda, que os critérios aqui explicitados constituem parte dos argumentos com os quais Skinner defende o planejamento de contingências como uma forma de garantir o aprendizado de comportamento humano eficaz. 

 

Palavras-chave: B. F. Skinner; comportamento eficaz; chances de reforço; comportamento cultural.

Biografia do Autor

Ieda Maria Bertola Mazzo, UEL

Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina.

Maura Alves Nunes Gongora, Universidade Estadual de Londrina

 

Docente da Universidade Estadual de Londrina, atua na graduação em Psicologia e no Mestrado em Análise do Comportamento. Doutora em Psicologia clínica pela USP e pós-doutora em fundamentos do behaviorismo radical pela UFSCar.

Downloads

Como Citar

Mazzo, I. M. B., & Gongora, M. A. N. (2009). Conceito skinneriano de comportamento eficaz. Interação Em Psicologia, 13(2). https://doi.org/10.5380/psi.v13i2.12270

Edição

Seção

Artigos