Relaciones entre los testes de Bender y Matrizes Progressivas Coloridas de Raven en la evaluación de la inteligencia
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v12i1.10546Palabras clave:
avaliação da inteligência, Bender – Sistema de Pontuação Gradual, Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, validaçãoResumen
Esta investigación estudió las relaciones entre el Teste Gestaltico Visomotor de Bender evaluado de acuerdo al Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) e las Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Participaron de esta investigación 280 sujetos con edades variando de siete a 10 años, con un promedio de ocho años (DP=1,11) de ambos sexos. Los testes fueron aplicados de forma colectiva. En los resultados se encontraron correlaciones negativas y significativas entre la medida del Bender y las series del Raven, así como también en su total, indicando que cuanto más distorsiones los niños realizan en las copias, menor es la puntuación en el Raven. El análisis de grupos extremos formados por las Matrizes Progressivas confirmaron esse dato, uma vez que demostraron diferencia entre los niños más y menos inteligentes en relación a la distorsión de las figuras, siendo que las más inteligentes presentaron menos problemas en el Bender en comparación con las que tenían un peor desempeño en el Raven.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
