Relações entre os Testes de Bender e Matrizes Progressivas Coloridas de Raven na avaliação da inteligência
Resumo
Esta pesquisa estudou as relações entre o Teste Gestaltico Visomotor de Bender avaliado conforme o Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) e as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Participaram desta pesquisa 280 sujeitos com idades variando de sete a 10 anos com média de oito anos (DP=1,11) de ambos os sexos. Os testes foram aplicados coletivamente. Dentre os resultados, encontraram-se correlações negativas e significativas entre a medida do Bender e das séries do Raven, bem como com seu total, indicando que quanto mais distorções as crianças fazem nas cópias, menor a pontuação no Raven. A análise de grupos extremos formados com base no desempenho nas Matrizes Progressivas corrobora esse achado, na medida em que demonstrou diferenças das crianças mais e menos inteligentes quanto à distorção das figuras, sendo que as mais inteligentes apresentaram menos distorções no Bender em comparação com as que tinham pior desempenho no Raven.
Palavras-chave: avaliação da inteligência; Bender – Sistema de Pontuação Gradual; Matrizes Progressivas Coloridas de Raven; validação.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v12i1.10546