O PAPEL DO CABO ELEITORAL NAS DISPUTAS PELO PODER LOCAL: SABER PROFISSIONAL, CAMPANHA POLÍTICA E FACÇÕES EM ARAPONGAS/SE (2014-2015)

Autores/as

  • Pâmella Synthia Santana Santos Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v8i1.51564

Palabras clave:

cabo eleitoral, grupos políticos, poder local

Resumen

O objetivo deste artigo é demonstrar a relação do ofício de cabo eleitoral e grupos políticos com o propósito de contribuir para a manutenção e ampliação do poder local, além de demonstrar que o cabo eleitoral é um ator chave no que concerne a disputa do jogo político. Através da observação participante, foram acompanhados nove cabos eleitorais no município de Arapongas no interior de Sergipe, antes e durante a campanha eleitoral de 2014, que trabalhavam para candidatos que pleiteavam a todos os cargos políticos, tendo em vista a necessidade de entendimento acerca de suas práticas desse seu saber político. Também foram feiras entrevistas semiestruturadas com esses cabos eleitorais com o propósito de compreender a visão de mundo desses atores sobre o seu espaço de atuação dentro e fora dos grupos políticos. Isso resultou em uma ampla visão sobre as diversas relações pessoais e políticas, que estão presentes no dia a dia desses grupos para poderem então preservar ou aumentar o seu poder político, visto a fluidez dos vínculos políticos que podem acabar atravessando os muros desses grupos.

Biografía del autor/a

Pâmella Synthia Santana Santos, Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe; Mestra em Sociologia (PPGS/UFS); bacharela em Ciências Sociais (DCS/UFS); integrande do Laboratório de Estudos do Poder e da Política (LEPP).

Publicado

2017-08-07

Cómo citar

Santana Santos, P. S. (2017). O PAPEL DO CABO ELEITORAL NAS DISPUTAS PELO PODER LOCAL: SABER PROFISSIONAL, CAMPANHA POLÍTICA E FACÇÕES EM ARAPONGAS/SE (2014-2015). Revista Eletrônica De Ciência Política, 8(1). https://doi.org/10.5380/recp.v8i1.51564

Número

Sección

Dossiê Poder Local