O AUSTROMARXISMO E A QUESTÃO NACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DE OTTO BAUER E KARL RENNER

Autores/as

  • Isabella Duarte Pinto Meucci Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v5i1.35750

Palabras clave:

austromarxismo, questão nacional, nacionalismo, Otto Bauer, Karl Renner.

Resumen

O presente artigo busca analisar as contribuições dos austromarxistas Otto Bauer e Karl Renner para o problema da questão nacional e do nacionalismo na teoria marxista. Para tanto, buscaremos inicialmente entender o surgimento austromarxismo para que possamos verificar em que contexto os autores acima mencionados estão inseridos. Posteriormente, faremos um breve exame da questão nacional dentro do marxismo, a fim de entender a complexidade e a importância desse tema. Por fim, buscaremos em alguns apontamentos de Otto Bauer e Karl Renner, quais eram as principais análises e soluções que esses autores davam para o entendimento do nacionalismo em uma perspectiva marxista. Ainda que concordem em alguns aspectos, Renner e Bauer diferem em sua abordagem geral do problema nacional, e também se diferenciam em alguns âmbitos, nas soluções práticas que eles propõem. Concluímos que ambos os autores contribuem para a análise e a solução da questão nacional para o marxismo, cada um à sua forma. Dessa maneira, ainda que suas considerações apresentem um caráter específico daquele momento, também possuem importantes elementos para uma teoria geral do nacionalismo na abordagem marxista.

Biografía del autor/a

Isabella Duarte Pinto Meucci, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestranda em Ciência Política na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduada em Ciências Sociais pela mesma universidade. Membro desde 2011 do grupo de pesquisa "Marxismo e Pensamento Político", associado ao Centro de Estudos Marxistas (CEMARX) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Publicado

2014-07-29

Cómo citar

Meucci, I. D. P. (2014). O AUSTROMARXISMO E A QUESTÃO NACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DE OTTO BAUER E KARL RENNER. Revista Eletrônica De Ciência Política, 5(1). https://doi.org/10.5380/recp.v5i1.35750

Número

Sección

Demanda Contínua