GOVERNO DILMA NA MÍDIA IMPRESSA: ESTUDO SOBRE OS AGENTES EM DESTAQUE NOS TEXTOS DAS MANCHETES
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v8i1.50659Keywords:
Mídia, impresso, Dilma, manchetesAbstract
A partir de uma compreensão do conceito do jornalismo impresso brasileiro foi elaborado um estudo sobre a cobertura política do Governo Dilma, nas manchetes publicadas nos três maiores jornais impressos do país - Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo. A pesquisa foi realizada a partir da cobertura midiática do primeiro ano da gestão – 2011 – por se tratar de um período chave para se refletir sobre a relação estabelecida entre a imprensa brasileira e o Governo Dilma. No estudo foi utilizada uma metodologia de Análise de Conteúdo, que possibilitou identificar a proporção da cobertura midiática dos referidos jornais sobre o Governo Dilma e também verificar quais foram os agentes destacados nos textos das manchetes, isto é, quais os personagens foram citados nestas chamadas. Os resultados possibilitaram considerar um destaque para o Governo Dilma nos três veículos analisados, com pouca diferenciação e também a utilização prioritária do nome da presidente e de outros agentes, como ministros, para se referir ao governo nos textos das manchetes.
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