O AUSTROMARXISMO E A QUESTÃO NACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DE OTTO BAUER E KARL RENNER
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v5i1.35750Palavras-chave:
austromarxismo, questão nacional, nacionalismo, Otto Bauer, Karl Renner.Resumo
O presente artigo busca analisar as contribuições dos austromarxistas Otto Bauer e Karl Renner para o problema da questão nacional e do nacionalismo na teoria marxista. Para tanto, buscaremos inicialmente entender o surgimento austromarxismo para que possamos verificar em que contexto os autores acima mencionados estão inseridos. Posteriormente, faremos um breve exame da questão nacional dentro do marxismo, a fim de entender a complexidade e a importância desse tema. Por fim, buscaremos em alguns apontamentos de Otto Bauer e Karl Renner, quais eram as principais análises e soluções que esses autores davam para o entendimento do nacionalismo em uma perspectiva marxista. Ainda que concordem em alguns aspectos, Renner e Bauer diferem em sua abordagem geral do problema nacional, e também se diferenciam em alguns âmbitos, nas soluções práticas que eles propõem. Concluímos que ambos os autores contribuem para a análise e a solução da questão nacional para o marxismo, cada um à sua forma. Dessa maneira, ainda que suas considerações apresentem um caráter específico daquele momento, também possuem importantes elementos para uma teoria geral do nacionalismo na abordagem marxista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.