A vontade de felicidade e a possibilidade da justiça para Walter Benjamin

Auteurs-es

  • Márcio Jarek Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI :

https://doi.org/10.5380/petfilo.v0i0.65931

Résumé

Nosso objetivo é o de realizar uma interpretação para o enigmático “Fragmento teológico-político” (1920/21) à luz das noções de felicidade e de justiça contidas em diferentes escritos, igualmente fragmentários, elaborados por Walter Benjamin no contexto de seu plano de escrever uma obra sobre as relações entre política e vida.
Nossa defesa é a de que o referido fragmento somente pode ser plenamente compreendido tendo em vista os estudos do pensador sobre o chamado “problema psicofísico” e, por sua vez, considerando as reflexões do filósofo sobre as relações entre mito, natureza e história.

Téléchargements

Publié-e

2019-04-09

Comment citer

Jarek, M. (2019). A vontade de felicidade e a possibilidade da justiça para Walter Benjamin. Cadernos PET-Filosofia, 17(2). https://doi.org/10.5380/petfilo.v0i0.65931