Os cadernos PET-Filosofia destinam-se à publicação de trabalhos originais (artigos, resenhas, traduções etc.) de autoria de estudantes de graduação e pós-graduação com significativo conteúdo filosófico, mas sem quaisquer restrições quanto aos enfoques e orientações teóricas. Trata-se, assim, de uma revista de estudantes, editada por estudantes, sob a supervisão de professores-tutores, e endereçada aos estudantes de filosofia, visando oferecer-lhes um modelo e padrão de pesquisa desenvolvida por seus pares no Brasil.
Os trabalhos aprovados pelos Editores para avaliação por pares serão encaminhados para, no mínimo, dois avaliadores colaboradores da revista. A avaliação é feita pelo processo duplo-cego, no qual os avaliadores não têm acesso ao(s) nome(s) do(s) autor(es) e vice-versa. O corpo de avaliadores da Revista é formado apenas por pesquisadores doutores de instituições brasileiras e estrangeiras. A avaliação é feita levando em conta o conteúdo, a estruturação do texto e a redação. Os avaliadores recomendarão a aceitação, a rejeição ou a solicitação de modificações obrigatórias. Cabe aos Editores a decisão final sobre a aceitação ou não do trabalho, com base nos pareceres emitidos pelos avaliadores. A situação dos artigos submetidos pode ser acompanhada através do sistema (www.ser.ufpr.br/made) com o login utilizado para a submissão.
Programa de Educação Tutorial - MEC;
Departamento de Filosofia – UFPR.Revista organizada pelo PET de Filosofia da Universidade Federal do Paraná, desde 1999. A cada ano, com a entrada por seleção de novos membros do PET, também o corpo editorial é alterado. Atualmente a revista é publicada somente em versão digital.