MULHERES, PATRIARCADO E ECOFEMINISMO: REFLEXÕES A PARTIR DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Autores

  • Lisiana Lawson Terra da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • André Luis Castro de Freitas Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v11i1.89055

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Mulheres, Patriarcado, Ecofeminismo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo constituir uma refl exão crítica sobre relações de gênero, teoria do patriarcado, ecofeminismo e os modos de produção e reprodução social da sociedade capitalista, a partir da perspectiva teórica da Educação Ambiental Crítica. Buscamos compreender como a Educação Ambiental enquanto educação emancipadora e transformadora permite o desvelar as opressões, produzindo tanto a crítica social como as formas de pensar um outro mundo possível. Nesse sentido, nosso argumento é que a Educação Ambiental Crítica nos fornece elementos teóricos e epistemológicos para desvelar as relações de opressão de gênero, refi nadas na sociedade capitalista.

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

da Silva, L. L. T., & de Freitas, A. L. C. (2022). MULHERES, PATRIARCADO E ECOFEMINISMO: REFLEXÕES A PARTIR DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Revista Do NESEF, 11(1). https://doi.org/10.5380/nesef.v11i1.89055