MULHERES, PATRIARCADO E ECOFEMINISMO: REFLEXÕES A PARTIR DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/nesef.v11i1.89055Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica, Mulheres, Patriarcado, Ecofeminismo.Resumo
Este artigo tem como objetivo constituir uma refl exão crítica sobre relações de gênero, teoria do patriarcado, ecofeminismo e os modos de produção e reprodução social da sociedade capitalista, a partir da perspectiva teórica da Educação Ambiental Crítica. Buscamos compreender como a Educação Ambiental enquanto educação emancipadora e transformadora permite o desvelar as opressões, produzindo tanto a crítica social como as formas de pensar um outro mundo possível. Nesse sentido, nosso argumento é que a Educação Ambiental Crítica nos fornece elementos teóricos e epistemológicos para desvelar as relações de opressão de gênero, refi nadas na sociedade capitalista.
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Publicado
2022-12-13
Como Citar
da Silva, L. L. T., & de Freitas, A. L. C. (2022). MULHERES, PATRIARCADO E ECOFEMINISMO: REFLEXÕES A PARTIR DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Revista Do NESEF, 11(1). https://doi.org/10.5380/nesef.v11i1.89055
Edição
Seção
Artigos