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Reflexões sobre ética, cinema e educação: um estudo de caso a partir do filme "O caso dos Irmãos Naves" (1967) de Luís Sérgio Person.

Alexandre Matias Silva, Danilo Rocha

Resumo


O presente artigo baseia-se numa reflexão sobre o cinema, a ética e a educação,
utilizando como estudo de caso a obra de Luís Sérgio Person, “O Caso dos Irmãos Naves”, de 1967. Buscou-se uma análise mais detalhada sobre a ética e a banalidade do mal, reflexão esta última, de Hannah Arendt. A necessidade de discutir ambos os temas dentro de uma perspectiva dialética em sala de aula se faz importante em meio à crise ética e à maldade diária, vivenciadas nos tempos atuais. Diante disso, o cinema pode servir como um instrumento para mediação e
construção do conhecimento. O filme “O Caso dos Irmãos Naves” é um bom exemplo de como o cinema nacional pode ser útil para discutir temáticas mais complexas, como a ética e a banalidade do mal, podendo ser utilizado como fator mobilizador da reflexão filosófica em sala de aula.


Palavras-chave


Educação, ética e cinema.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/nesef.v7i1.62480