Repensando a licenciatura: a graduação em filosofia e a formação docente para o nível médio
DOI:
https://doi.org/10.5380/nesef.v1i1.2013.54529Palavras-chave:
Bacharelado em Filosofia, Metodologia de Ensino, Currículo Filosofia.Resumo
As graduações em Filosofia se direcionam no sentido de preparar os alunos para o mestrado ou carreira eclesiástica, pouco tendo a oferecer aos discentes que desejam formação que os habilite a exercer a contento as funções de professor no nível médio. Presa aos ditames estruturalistas, se por um lado tiveram o mérito de formar leitores capacitados na exegese dos textos clássicos; por outro dissociaram o pensar filosófico dos problemas nacionais e do pensar crítico. Neste sentido, este
artigo se propõe a analisar a estrutura curricular e o método pedagógico adotado nos cursos de graduação em Filosofia da região metropolitana de Curitiba, privilegiando a atenção ao conteúdo e forma como disciplinas do bacharelado são trabalhadas e apreendidas. Por fim, sugerimos novas formas de estruturação dos cursos de Filosofia e apontamos caminhos alternativos de abordagem do
texto filosófico.