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O ensino da filosofia por intermédio do cinema: pressupostos teóricos e práticos a partir do projeto cineclube

Alessandro Reina

Resumo


O presente artigo tem como objetivo demonstrar a possível imbricação existente entre a filosofia e o cinema, bem como a possibilidade de utilização do filme como um importante recurso didático para o ensino-aprendizagem da filosofia e de seus conceitos no Ensino Médio. Investiga primeiramente a relação entre o cinema e a filosofia através dos conceitos de razão logopática e a produção de conceitos-imagem nos filmes propostos por Júlio Cabrera, a partir de sua obra O Cinema Pensa: Uma Introdução a filosofia através dos filmes. Problematiza a questão da dificuldade do jovem contemporâneo diante da tarefa do pensar e do conhecimento, onde o filme coloca-se como um importante recurso didático para o professor, podendo auxiliar o aluno na conquista do exercício do filosofar. Insere a pesquisa no campo educacional através da abordagem do cinema/filosofia com a construção de um cineclube filosófico na escola, possibilitando a aprendizagem da Filosofia através do desenvolvimento da escrita, da leitura e da oralidade por parte dos alunos por intermédio dos filmes, visando o resgate da escola como um espaço de formação humana, social e cultural.


Palavras-chave


Cineclube, cinema, ensino, filosofia, filmes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/nesef.v1i1.2013.54528