A prática reflexiva na formação do filósofo educador
DOI:
https://doi.org/10.5380/nesef.v1i1.2013.54404Palavras-chave:
Reflexão, Ética, Formação e Prática educativa.Resumo
Entendendo a formação enquanto um processo de amadurecimento e desenvolvimento da pessoa humana, temos diante de nós uma tarefa que permeia toda a existência do indivíduo. Mesmo em se tratando de um aspecto dessa formação, a do filósofo educador, percebemos que a mesma, embora enfatizada na graduação, não se reduz ao tempo passado na faculdade. Dizemos isso porque embora a qualificação técnica seja imprescindível em toda área de conhecimento ela não garante sozinha uma boa prática profissional. Sendo assim, trata-se de uma tentativa de lançarmos um olhar nesse processo de formação do filósofo educador, sobretudo de fazermos um recorte em um ponto que consideramos medular que é a importância de formarmos um educador reflexivo. O objetivo de tal intento seria preparar o aluno da graduação para desde já considerar a importância de refletir sobre a sua própria prática, dotando esse processo enquanto uma atitude ética. Em se tratando da formação de um futuro professor de filosofia refletir sobre o próprio universo pedagógico deverá ser considerado como um imperativo ético que irá acompanha-lo por toda a sua prática educativa, seja
como discente ou docente.