ESTRUTURAS DE PODER E POLÍTICAS SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA - PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/nep.v11i2.99664Resumo
Analisar as estruturas do poder no município de Guarapuava-Pr a partir de suas repercussões na implementação de políticas sociais foi o desafio deste estudo. Partimos do pressuposto de que estudar as estruturas de poder local e suas expressões na vida social é, primeiramente, compreender que elas são construídas historicamente. Não se constituem em uma abstração, mas se materializam em situações objetivas de posse e riqueza e se reproduzem por meio de redes de parentesco, sociais e políticas. Este estudo adota uma perspectiva interdisciplinar, buscando, por meio de bibliografias das áreas de Economia, Ciência Política e Sociologia, pensar de forma abrangente o objeto de análise e encontrar uma racionalidade capaz de explicar o fenômeno em questão. Parte-se do pressuposto de que a realidade social constitui uma totalidade complexa, que não se esgota em um só olhar. Também foram consultados documentos e coletado depoimentos de historiadores e políticos locais. A partir dos dados sobre o poder local em Guarapuava, pode-se afirmar que as estruturas de poder têm apresentado elementos concretos do poder tradicional conservador, se materializando historicamente na cidade através da perpetuação do poder de grupos familiares. Cabe ressaltar que é nesse contexto que se insere a implementação de políticas públicas no município, cujo enfoque mais específico de nosso interesse são aquelas relacionadas à reprodução da vida social, notadamente as políticas sociais, como saúde, assistência social e educação, as quais se configuram como espaços privilegiados de reprodução de poder.
Referências
BEHRING, Elaine; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. 11. ed. Brasília: Ed. UnB, 1993. 2 v.
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 20 fev. 2025.
BRAVO, Maria Inês. As políticas brasileiras de seguridade social. Política Social - Módulo 03. Programa de Capacitação continuada para assistentes sociais. Capacitação em serviço social e política social. Brasília: UNB; Centro de Educação Aberta, Continuada à Distância, 2000.
COUTINHO, Carlos Nelson. Cultura e Sociedade no Brasil: ensaio sobre ideias e formas. 3ª. ed. rev. e ampl. Rio de Janeio: DP&A, p.221-265, 2005.
COUTO, Berenice Rojas. O direito social e a assistência social na sociedade brasileira. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
DALLARI, Dalmo. A construção e consolidação dos direitos no Brasil. Fortaleza: XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2004. (Comunicação Oral).
DORIA, Francisco Antônio. Os herdeiros do poder. 2. ed. Rio de Janeiro: Revan, 1995.
FALEIROS, Vicente de Paula. Natureza e desenvolvimento das políticas sociais no Brasil. Política Social - Módulo 03. Programa de Capacitação continuada para assistentes sociais. Capacitação em serviço social e política social. Brasília: UNB; Centro de Educação Aberta, Continuada a Distância, 2000.
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
FIUZA, Solange Cristina Rodrigues. Do favor ao direito: uma análise da implementação da Lei Orgânica da Assistência Social na região de Guarapuava – PR. 161 f. Dissertação (mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) – Setor de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2005.
_______. Famílias, poder e políticas sociais em Guarapuava-Pr. Tese (doutorado em Serviço Social e Política Social) – Centro de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
MARCONDES, Gracita. 200 anos de uma caminhada histórica: 1810 – 2010. Guarapuava: O Autor, 2010.
MARCONDES, Gracita; ABREU, Acioli. Philantropia Guarapuavana: 150 anos de história. Guarapuava: Editora Universitária - UNICENTRO, 2001.
MARTINS, José. Souza. O poder do atraso: ensaios de sociologia da história lenta. São Paulo: Hucitec, 1994.
MEDEIROS, Marcelo. O que faz os ricos ricos: o outro lado da desigualdade brasileira. São Paulo: Hucitec: Anpocs, 2005.
MOTA, Ana Elizabete. Cultura da crise e seguridade social: um estudo sobre as tendências da previdência e da assistência social brasileira nos anos 80 e 90. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2005.
NETTO, José Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
NOGUEIRA, Marco Aurélio. Potência, limite e seduções do poder. São Paulo: UNESP, 2008.
OLIVEIRA, Ricardo Costa. de. O silêncio dos vencedores: genealogia, classe dominante e Estado no Paraná. Curitiba: Moinho do Verbo, 2001.
______ . Famílias, poder e riqueza: redes políticas no Paraná em 2007. Revista Sociologias, Porto Alegre, ano 9, n 18, p. 159-169, jun/dez 2007.
______. Na teia do nepotismo: sociologia política das relações de parentesco e poder político no Paraná e no Brasil. Curitiba: Insight, 2012.
O PHAROL. Edição Comemorativa. n. 33. Guarapuava, 192?
PEREIRA, Potyara Amazoneida Pereira. Política Social: temas & questões. São Paulo: Cortez, 2008.
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPUAVA. Programa Planalto Verde [cartilha]. Guarapuava, 1984.
PRADO JUNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2006.
RAICHELIS, Raquel. Esfera pública e conselhos de assistência social: caminhos e construção democrática. São Paulo: Cortez, 1998.
SANTOS, Wanderley. Guilherme. Cidadania e justiça: a política social na ordem brasileira. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, p. 1994.
SILVA, Joseli Maria. A verticalização de Guarapuava (PR) e suas representações sociais. 2002. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Rio de Janeiro, 2002.
SILVA, Marcia. Territórios conservadores de poder no centro-sul do Paraná. 2005. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Estadual Paulista. Campus Presidente Prudente. Presidente Prudente, 2005.
SILVA, Walderez Pohl. De Lustosa a João do Planalto: a arte da política na cidade de Guarapuava (1930-1970). 2010. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ), 2010.
TORRES, Iraídes Caldas. As primeiras damas e a assistência social: relações de gênero e poder. São Paulo: Cortez, 2002.
WEFFORT, F. C. O Populismo na política brasileira. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
