Open Journal Systems

A HERANÇA FAMILIAR NA POLÍTICA PARTIDÁRIA: NARRATIVAS DE MULHERES PREFEITAS DA PARAÍBA

Cosma Ribeiro de Almeida

Resumo


Este artigo faz uma discussão sobre as narrativas de prefeitas paraibanas, em que evidenciamos a herança familiar como um condicionante para a participação delas na política partidária. Para isso, a discussão sobre o familismo na política e as estratégias de poder foram de fundamental importância para entendermos as percepções das prefeitas sobre a política. O entendimento sobre as experiências destas mulheres nos leva a crer que a maioria alcançou a gestão municipal graças à herança do poder familiar. O percurso metodológico utilizado se vale da pesquisa de campo, onde quatro prefeitas foram entrevistadas no ano de 2015. A abordagem de pesquisa abrange uma análise qualitativa. O resultado da pesquisa nos faz entender que a herança familiar é uma estratégia dos grupos dominantes para a manutenção do poder político partidário, onde as mulheres também fazem parte de tais táticas como uma peça importante para o continuísmo do poder de família na política.

Palavras-chave


Herança familiar. Mulheres políticas. Paraíba.

Texto completo:

PDF

Referências


AVELAR, Lúcia. O segundo eleitorado: tendências do voto feminino no Brasil. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1989.

AVELAR, Lúcia. As mulheres na elite política brasileira. São Paulo: UNESP, 2001.

BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. Chuva de Papéis: ritos e símbolos de campanhas eleitorais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará/Núcleo de Antropologia Política, 1998.

BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. Imagens Ritualizadas: apresentação de mulheres em cenários eleitorais. Campinas-SP: Pontes Editores, 2008.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand, 2011.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato. (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983b.

COSTA, Ana Alice Alcântara. O movimento feminista no Brasil: dinâmicas de uma intervenção política. Revista Gênero, V. 5, n.2, p. 1-20, fev. 2013. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31137. Acesso em: 05 jan. 2016.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2021. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

MONTEIRO, José Marciano. A Política como negócio de família: para uma sociologia política das elites e do poder político familiar. São Paulo: LiberArs, 2016.

OLIVEIRA, Ricardo Costa de. (Org.). Nepotismo, parentesco e mulheres. 1. ed. Curitiba: RM Editores, 2016.

RABAY, Glória; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Mulher e Política na Paraíba: História de vida e luta. João Pessoa: Editora Universidade da UFPB, 2010.

SILVA, Deis Maria Lima Cunha. Poder local e capital político familiar: estratégia de poder, familismo e clientelismo da família Leite no serão paraibano – Desterro – PB (1977 – 1989). Dissertação. 170 f. (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/nep.v8i2.89106

Apontamentos

  • Não há apontamentos.