A OPINIÃO PÚBLICA (1967) E A IMAGEM COMO ALICERCE REALISTA
DOI:
https://doi.org/10.5380/nep.v3i4.57271Resumo
O documentário A opinião pública (1967), de Arnaldo Jabor, corresponde a uma das primeiras oportunidades em que os estratos do proletariado urbano ganharam as imagens do cinema documentário brasileiro sob a rubrica do termo “classe média”. Nele, o diretor esboça um perfil básico deste grupo social a partir de seus comportamentos, códigos e visões sobre a realidade social brasileira em plano Regime Militar, oferecendo um material rico e revelador não apenas do imaginário da população urbana do Rio de Janeiro nos anos 1960, mas, também, do modo crítico e em alguns momentos contraditório com que parte dos intelectuais e artistas daquele período a enxergavam. Ao tomar a obra como uma representação fílmica condicionada social e historicamente, analisamos neste artigo as imagens sobre a “classe média” desenvolvidas por Jabor, apontado aspectos históricos sobre os grupos sociais a que esta rubrica se reporta e, ao mesmo, problematizando os elementos contraditórios que pairam sob a crítica a este grupo social no Brasil dos anos 1960.