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ESCOLARIZAÇÃO DAS ELITES NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO BRASIL

Fabio Ribeiro Machado, Luciana Siqueira Walter

Resumo


A escola representa um espaço no qual serão mobilizados valores comuns a um grupo. Assim, a escolha da escola na qual os descendentes irão estudar significa escolher quais valores serão compartilhados por eles e entre que grupo de indivíduos. Neste caso, a escola não funciona como um espaço democratizante e sim como um local onde estes elementos serão compartilhados, alimentados e reproduzidos. Neste trabalho nos propomos a construir um panorama sobre escolarização das elites a partir das dissertações de mestrado e teses de doutoramento produzidos no Brasil cadastrados na plataforma Sucupira da Capes entre os anos 2000 e 2016 e os períodos Qualis A1 e A2 da área de educação no mesmo período.  A análise compreende os resultados de levantamento de dados por palavra chave de 6 dissertações, 48 periódicos Qualis A1 e 77 periódicos Qualis A2. Assim é possível verificar as temáticas e as abordagens que vem sendo utilizadas nas pós-graduações do país agrupando-as por região e área do conhecimento. Este trabalho é a primeira parte de uma pesquisa que pretende entender como a escolarização dos herdeiros das elites atua na reprodução dos seus valores, espaços e privilégios e qual a importância desta nas suas trajetórias.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/nep.v3i3.54338

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