A missão social da UTFPR desde sua fundação e os silêncios quanto às desigualdades raciais
DOI:
https://doi.org/10.5380/nep.v3i2.53530Resumo
A presente pesquisa visa conhecer as bases de fundação da atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para, a partir do resgate de sua história e origens, compreender a “missão social” que se propôs e refletir sobre a implementação desta missão ao longo de sua história e suas transformações ao longo do tempo. Num primeiro momento, realiza-se a análise das legislações que permitiram a criação da Escola de Aprendizes e Artífices; suas transformações em CEFET-PR; e posteriormente, em UTFPR. Tendo em vista a missão social assumida pela instituição desde sua fundação, a pergunta que norteia da análise das informações coletadas, visa investigar se este espaço de ensino profissional, técnico e tecnológico constituíram um espaço de desconstrução de desigualdades sociais quanto a uma temática específica: as desigualdades raciais. Num segundo momento, investiga-se, através da análise dos dados institucionais disponíveis, a possibilidade de compreender este espaço de ensino como espaço de inclusão de uma comunidade tradicionalmente excluída e desatendida socialmente: as comunidades negras. Num terceiro momento, discute-se a atualidade da “missão social” de fundação e faz-se uma breve reflexão sobre a implementação do sistema de cotas raciais na UTFPR. Finaliza-se o artigo com indicações de aspirações possíveis a serem conquistadas na desconstrução das desigualdades raciais na instituição.