O espaço redundante: O papel da paisagem na narrativa cinematográfica de ‘As Vinhas da Ira’ (1940)

Autores

  • Celso Fernando Claro de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5380/nep.v3i2.53510

Resumo

O presente artigo apresenta discussões sobre a representação das paisagens estadunidenses no filme “As vinhas da ira” (John Ford, 1940). Valendo-me das premissas da História Social do Cinema, pretendo analisar como essas representações veiculam determinados valores e ideias a partir dos elementos que compõem a mise-en-scène fílmica e como estes mudam de acordo com o teor de cada sequência a fim de corroborar determinados apelos emocionais. Para tanto, serão levadas em consideração o papel do espaço diegético na narrativa clássica hollywoodiana, bem como, o contexto de produção do filme.

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Publicado

2017-06-28

Como Citar

Oliveira, C. F. C. de. (2017). O espaço redundante: O papel da paisagem na narrativa cinematográfica de ‘As Vinhas da Ira’ (1940). Revista NEP - Núcleo De Estudos Paranaenses Da UFPR, 3(2), 1–18. https://doi.org/10.5380/nep.v3i2.53510