Adolescente surdo e os conflitos da idade: o olhar da Psicologia

Autores

  • Marcia Cristina Lobo

DOI:

https://doi.org/10.5380/nep.v2i5.49565

Resumo

O período da adolescência já é cercado por diversos estigmas e para um adolescente surdo não é diferente, principalmente uma vez constatando dificuldades na qualidade da comunicação durante a infância. Este trabalho analisa e compara as peculiaridades do desenvolvimento do adolescente surdo com o adolescente ouvinte na perspectiva da Psicologia. O estudo demonstra a importância da qualidade da comunicação dos pais para com seus filhos durante a fase da infância, a qual representa os primeiros aprendizados no que se referem aos valores, princípios, assim como o fortalecimento do laço familiar, sendo este de estrema significância no que tange a autoestima e a autoimagem de um indivíduo e consequentemente de suas futuras escolhas. E para o surdo, a adolescência como uma fase da vida de grande estima, uma vez que pode ser o seu período identificatório de maior importância para a fase seguinte e o restante de sua vida.

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Publicado

2016-12-05

Como Citar

Lobo, M. C. (2016). Adolescente surdo e os conflitos da idade: o olhar da Psicologia. Revista NEP - Núcleo De Estudos Paranaenses Da UFPR, 2(5), 132–143. https://doi.org/10.5380/nep.v2i5.49565