Análise dos conceitos de ideologia, disciplina e habitus a partir da massificação do esporte no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/nep.v2i2.47005Resumo
O esporte – ou seja, o treinamento do corpo – encarna valores como a disciplina, a energia e o ritmo; valores que podem ser identificados na promoção da produtividade econômica. A partir da segunda metade do século XX, em um contexto de industrialização e urbanização do país, a atividade esportiva começa a se transformar em um fenômeno massivo de consumo no tempo livre. Nas grandes cidades do país, especialmente Rio de Janeiro e São Paulo, a atividade esportiva transforma-se numa marca distintiva de caráter modernizador, voltadas à representações e aos padrões de higiene e saúde que foram absorvidas por vários setores da sociedade.
O trabalho segui o objetivo principal de problematizar a institucionalização da educação física como disciplina obrigatória no ensino médio, assim como debater a respeito do processo de massificação das práticas esportivas nos contextos urbanos do país. Coloca-se como segundo objetivo, apresentar e discutir, a partir do fenômeno exposto, os alcances e limitações do conceito de ideologia. Nesse sentido, apresentaremos as propostas teóricas de Thompson a respeito da ideologia e os meios de comunicação, o conceito de habitus de Bourdieu e de disciplina de Foucault.