PENSAMENTO AUTORITÁRIO E CIVISMO MILITAR: UM NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO PARA O BRASIL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/nep.v11i2.101909

Resumo

Desde princípios do século XX até os dias de hoje, a educação foi colocada no centro da arena dos debates intelectuais no país por grupos de diferentes tendências ideológicas, como os liberais reformadores; os católicos conservadores; os integralistas; os nacionalistas-autoritários, oficialmente vinculados ao regime varguista; e os segmentos de tendência autoritária e moral religiosa da chamada Nova Direita brasileira. Nesse sentido, esse estudo tem por objetivo não exatamente realizar um balanço de cada uma dessas tendências e movimentos, em si, mas de refletir, em perspectiva histórica, sobre os atuais debates relativos à educação no Brasil, tendo por referência os princípios educacionais propostos pelo movimento Escola sem Partido e pelo modelo de escolas cívico-militares.

Biografia do Autor

Maria Julieta Batista de Almeida Weber, UEPG

Pós-Doutoramento no ICS - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal. Pós-Doutoramento em História na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Sociologia na Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Educação; Especialização em História e Região; Especialização em Educação Patrimonial e Licenciatura em História na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Associada vinculada ao Departamento de Educação, ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente, coordena o Projeto de Pesquisa Continuada: História, Intelectuais e Memória. Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa História e Intelectuais: Cultura, Política e Memória (CNPq). 

Luciano Aronne de Abreu, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Luciano Aronne de Abreu é professor titular do Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Investigador Associado do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS-20) da Universidade de Coimbra. É também Editor-Chefe da Editora Universitária da PUCRS (EDIPUCRS). Possui mestrado em História do Brasil pela PUCRS (1995) e doutorado em Estudos Históricos Latino Americanos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2005). Possui pós-doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa (2023). Atuou como pesquisador-visitante nas seguintes instituições: Georgetown University (2013), Universidade de Lisboa (2018) e Catholic University of America (2019).

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

Weber, M. J. B. de A., & Aronne de Abreu, L. (2025). PENSAMENTO AUTORITÁRIO E CIVISMO MILITAR: UM NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO PARA O BRASIL? . Revista NEP - Núcleo De Estudos Paranaenses Da UFPR, 11(2), 5–21. https://doi.org/10.5380/nep.v11i2.101909