A psicopedagogia e o ensino musical

Authors

  • Alexsander Vanzela Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita
  • Leida Calegário de Oliveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Marivaldo Aparecido de Carvalho Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v10i1.51490

Keywords:

Educação musical, ansiedade, psicopedagogia, música e performance

Abstract

A música, como a educação escolar nos remete a esforços para a obtenção do saber. As técnicas musicais são conquistadas através de esforços diários e muitas vezes repetitivos, levando ao estudante a angústia de conseguir seus objetivos. Os sons, a música e as funções harmônicas estão presente do contexto de aprendizagem musical, exercendo sensações que são repassadas no momento em que o músico executa determinada sequência de acordes ou sequência de notas, gerando uma melodia. As angústias e ansiedade causada pelos estudos podem ser aliviadas com um profissional da saúde e a psicopedagogia vem ao encontro do ensino musical auxiliando o aprendiz, oferecendo uma opção de intervenção para o auxílio no aprendizado de um instrumento musical.

Author Biographies

Alexsander Vanzela, Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita

licenciado em Música com habilitação em Guitarra pela UNINCOR em Três Corações/MG (2011), pós-graduado em Educação Musical pela Universidade Cândido Mendes UCAM – Prominas (2012), Pós Graduação (Mestre) em Saúde, Sociedade e Ambiente, na linha de pesquisa: Educação, Cultura e Saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)(2016), atualmente é professor de guitarra elétrica no Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita” em Diamantina-MG e www.alexvanzela.com

Leida Calegário de Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Bacharelado em Ciências Biológicas - Bioquímica e Imunologia - pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é Pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis e Professor Associado II da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Fisiologia, Educação Permanente e Imunologia.

Marivaldo Aparecido de Carvalho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena e estudos de população rural; atuando principalmente nos seguintes temas: natureza; cultura, identidade, resistência, educação, natureza/cultura e teoria-antropológica. É professor no programa de pós graduação Stricto sensu, mestrado profissional em Saúde, Sociedade e Ambiente na FCBS/UFVJM e desenvolve estudos e extensão universitária com populações tradicionais e rurais. Coordenador do grupo de pesquisa GEPIMG, desenvolvendo pesquisas junto aos povos indígenas de Minas Gerais e especificadamente com os Maxakali, Pataxó e Pankararu.

Published

2018-01-09

How to Cite

Vanzela, A., Oliveira, L. C. de, & Carvalho, M. A. de. (2018). A psicopedagogia e o ensino musical. Música Em Perspectiva, 10(1). https://doi.org/10.5380/mp.v10i1.51490

Issue

Section

Artigos