Habilidades e Estratégias para gerir a ansiedade antes e durante o recital: um estudo multicaso com pianistas estudantes e profissionais
DOI:
https://doi.org/10.5380/mp.v7i1.38134Palavras-chave:
Cognição Musical, Habilidade e Estratégias, Gestão da ansiedadeResumo
O presente relato é o recorte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi investigar as habilidades e estratégias de performance utilizadas por pianistas para gerir a ansiedade nas apresentações. A metodologia expôs um estudo multicaso, cujos participantes foram pianistas estudantes e profissionais de Recife-PE, os quais foram classificados em grupo 1: três estudantes de piano da Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical (ETECM) e grupo 2: três pianistas profissionais, todos em fase de preparação para o recital. Apresentamos neste relato uma mostra dos resultados obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas. Inferiu-se que tanto estudantes como profissionais apresentaram habilidades e estratégias eficientes para tocar com o mínimo de ansiedade. Porém, estes aspectos mostraram-se em diferentes níveis de conhecimento e desenvolvimento cognitivo.