Escolhas de livros de música para o espaço da escola: análise de alunos de um Curso de licenciatura em Música

Autores

  • Maria Cecília Rodrigues Torres Centro Universitário Metodista – IPA

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v4i1.26417

Palavras-chave:

Análise de livros, didática da música, aula de música, escola de educação básica.

Resumo

Este artigo apresenta e analisa questões que nortearam o trabalho realizadona disciplina de Didática do Ensino da Música com duas turmas de alunos do 3º.Semestre do Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista – IPA,em Porto Alegre –RS, ao longo dos semestres de 2009 II e 2010 I. Esta proposta estácentrada na perspectiva de fazer interlocuções com outros trabalhos desenvolvidoscom análise de materiais didáticos e que envolve pesquisas que estão sendodesenvolvidas por docentes e discentes dos cursos de Licenciatura em Música de trêsInstituições no Brasil. Este texto apresenta alguns aspectos musicais que constituíram ocorpus de análise, qual seja o conjunto de livros de música que estes alunosselecionaram com o objetivo de poderem dialogar e trabalhar com estes materiais emsala de aula como educadores musicais da escola de educação básica.

Biografia do Autor

Maria Cecília Rodrigues Torres, Centro Universitário Metodista – IPA

Mestre em Educação pela PUC-RS edoutora em Educação pelo PPGEDU/UFRGS. Atuou como professora de música em escolasdo ensino fundamental por mais de vinte anos. Foi professora e coordenadora de Ensinodos Cursos de Graduação em Música, Teatro, Artes Visuais, e Dança da FUNDARTE-UERGS.Desde 2008 é professora do Curso de Licenciatura em Música do Centro UniversitárioMetodista- IPA e em fevereiro de 2011 assumiu a coordenação do curso. Pesquisadora doGrupo “Educação Musical e cotidiano” (CNPq- PPG Música UFRGS) sob a coordenação daProfa. Dra. Jusamara Souza, desde 1996. Editora da Revista da ABEM (Associação Brasileirade Educação Musical, gestão 2009/2011).

Downloads

Como Citar

Rodrigues Torres, M. C. (2011). Escolhas de livros de música para o espaço da escola: análise de alunos de um Curso de licenciatura em Música. Música Em Perspectiva, 4(1). https://doi.org/10.5380/mp.v4i1.26417

Edição

Seção

Artigos