Em busca de significados perdidos: convenções da ópera veneziana do Seiscentos

Autores

  • Silvana Scarinci Universidade Federal do Paraná
  • Laura Rónai UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v4i1.26411

Palavras-chave:

convenções da ópera, música veneziana do século XVII, interpretação historicamente orientada.

Resumo

Este ensaio pretende expor as principais convenções da música vocaloperística da primeira metade do século XVII e algumas das construções poéticomusicaisque as sustentam. Para o cantor (ou intérprete de baixo-contínuo) interessadona execução deste repertório, a reflexão sobre estas questões proporcionaráperformance mais culta e historicamente informada, resgatando um conhecimentocomum ao homem letrado da época, perdido para a maior parte dos músicosmodernos.

Biografia do Autor

Silvana Scarinci, Universidade Federal do Paraná

Estuda a música do século XVII, principalmente a música vocalitaliana, sob perspectivas interdisciplinares, com ênfase em literatura, gênero e a tradiçãoclássica. Recebeu bolsa da FAPESP e FAPEMIG do mestrado ao pós-doutorado (UNICAMP eUFMG), com estágio, sob a orientação de Stefano La Via, da Scuola di Paleografia eFilologia Musicale da Universitá di Pavia, Cremona, Itália. Publicou o livro e CD SafoNovella: uma poética do abandono nos lamentos de Barbara Strozzi (Veneza, 1619 1677)(EDUSP e ALGOL editoras, 2008). Paralelamente às atividades teóricas de musicologia, éuma ativa alaudista, dedicando-se principalmente aos repertórios dos séculos XVI e XVIIinglês, italiano e francês. É coordenadora do Laboratório de Música Antiga da UFPR,responsável pela produção de pesquisa e performance na área; o projeto, entre váriasatividades de pesquisa, inclui a publicação e interpretação de obras raras

Laura Rónai, UNIRIO

Possui diploma de graduação em música pela Universidade Federaldo Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, Licenciatura em Música - 1977), graduação em flautapela State University of New York (SUNY Purchase, Bachelor of Arts - 1982), mestradoflauta pela City University of New York (CUNY, Master of Arts - 1984) e doutorado emMúsica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - 2003).Atualmente é crítica da revista norte-americana Fanfare e professor adjunto daUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, comênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: música decâmara, flauta, música barroca, música contemporânea, apreciação e crítica musical.

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Como Citar

Scarinci, S., & Rónai, L. (2011). Em busca de significados perdidos: convenções da ópera veneziana do Seiscentos. Música Em Perspectiva, 4(1). https://doi.org/10.5380/mp.v4i1.26411

Edição

Seção

Artigos