Open Journal Systems

Capacidades cognitivas e habilidades envolvidas no processo de leitura a primeira vista ao piano

Maria Elisa Risarto, Sonia Regina Albano de Lima

Resumo


No presente artigo tem-se como objetivo apresentar parte do levantamento bibliográfico presente na dissertação de mestrado intitulada A leitura à primeira vista e o ensino de piano, do IA-UNESP. A bibliografia consultada tem como foco o estudo das capacidades cognitivas e habilidades envolvidas no processo de leitura à primeira vista no piano, considerando que elas contribuem diretamente para a melhor ou pior performance, a maior ou menor capacidade de leitura e funcionam como subsunçores nos processos de execução instrumental. Foram estudados os textos de John Sloboda, Edwin Gordon, Robert Pace, Joaquín Zamacois, José Alberto kaplan, entre outros. As capacidades abordadas foram a percepção, a atenção e a memória. Alguns procedimentos cognitivos envolvidos no aprendizado da lectoescrita e habilidades pertinentes ao ato de ler à primeira vista, também foram objetivo de análise. Dentre as habilidades, destacam-se a motora; motora ocular; motora de acessar condicionamentos; de entendimento e antecipação da leitura em relação à execução; de dar continuidade e/ou corrigir erros da partitura inconscientemente; de reconhecimento do teclado pelo tato e pela visão periférica; de monitoramento visual e auditivo; de cantar à primeira vista e, de incluir aspectos expressivos na leitura à primeira vista.

Palavras-chave


leitura à primeira vista; capacidades cognitivas; habilidades.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/mp.v3i2.21985