Capacidades cognitivas e habilidades envolvidas no processo de leitura a primeira vista ao piano

Autores

  • Maria Elisa Risarto (Instituto de Artes da UNESP)
  • Sonia Regina Albano de Lima (Instituto de Artes da UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v3i2.21985

Palavras-chave:

leitura à primeira vista, capacidades cognitivas, habilidades.

Resumo

No presente artigo tem-se como objetivo apresentar parte do levantamento bibliográfico presente na dissertação de mestrado intitulada A leitura à primeira vista e o ensino de piano, do IA-UNESP. A bibliografia consultada tem como foco o estudo das capacidades cognitivas e habilidades envolvidas no processo de leitura à primeira vista no piano, considerando que elas contribuem diretamente para a melhor ou pior performance, a maior ou menor capacidade de leitura e funcionam como subsunçores nos processos de execução instrumental. Foram estudados os textos de John Sloboda, Edwin Gordon, Robert Pace, Joaquín Zamacois, José Alberto kaplan, entre outros. As capacidades abordadas foram a percepção, a atenção e a memória. Alguns procedimentos cognitivos envolvidos no aprendizado da lectoescrita e habilidades pertinentes ao ato de ler à primeira vista, também foram objetivo de análise. Dentre as habilidades, destacam-se a motora; motora ocular; motora de acessar condicionamentos; de entendimento e antecipação da leitura em relação à execução; de dar continuidade e/ou corrigir erros da partitura inconscientemente; de reconhecimento do teclado pelo tato e pela visão periférica; de monitoramento visual e auditivo; de cantar à primeira vista e, de incluir aspectos expressivos na leitura à primeira vista.

Biografia do Autor

Maria Elisa Risarto, (Instituto de Artes da UNESP)

Maria Elisa Risarto é mestre em Música no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UNESP, Pós-Graduada em práticas instrumentais (Piano) pela FMCG, Especialista em Interpretação Musical pela FMCG e bacharel em Economia pela PUC-SP. É professora de piano na Escola Municipal de Música de São Paulo.

Sonia Regina Albano de Lima, (Instituto de Artes da UNESP)

Sonia Regina Albano de Lima é doutora em Comunicação e Semiótica, área de Artes (PUC-SP), pó-graduada em práticas instrumentais e música de câmara (FMCG) e Bacharel em Direito. É professora do programa de pós-graduação stricto sensu em Música do IA-UNESP, pesquisadora do GEPI - PUC/SP e autora de vários livros e artigos científicos que tratam de interdisciplinalidade, performance e educação musical. Atuou como diretora e coordenadora pedagógica da FMCG no período de 1997 até 2010.

Downloads

Como Citar

Risarto, M. E., & Albano de Lima, S. R. (2010). Capacidades cognitivas e habilidades envolvidas no processo de leitura a primeira vista ao piano. Música Em Perspectiva, 3(2). https://doi.org/10.5380/mp.v3i2.21985

Edição

Seção

Artigos