A comunicação emocional na performance pianística

Autores

  • Danilo Ramos* Universidade Federal do Paraná
  • Rafael dos Santos Instituto de Artes da UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v3i2.21981

Palavras-chave:

emoções musicais, comunicação emocional, performance pianística, música instrumental brasileira.

Resumo

Neste trabalho é apresentada uma abordagem psicológica do estudo da comunicação emocional em performance pianística. Neste sentido, o texto trará um pequeno histórico sobre o estudo das emoções musicais na cultura ocidental, bem como uma proposta para estudos sobre a comunicação emocional, procurando analisar, de forma integrada, o código acústico empregado pelo intérprete e a percepção emocional do ouvinte. Finalmente é apresentado no texto um modelo científico que procura investigar como se dá a acurácia no processo de comunicação emocional intérprete / ouvinte e sua possível aplicação na música instrumental brasileira. A conclusão deste trabalho é a de que o estudo da comunicação emocional em  performance pianística traz contribuições importantes para áreas com Educação Musical e Percepção Musical.

Biografia do Autor

Danilo Ramos*, Universidade Federal do Paraná

*Danilo Ramos é graduado em Música Popular (modalidade: Piano) pela UNICAMP. É Mestre e Doutor em Psicologia pela USP, sendo orientado pelo Professor José Lino Bueno. Realizou seu pós-doutorado na Université de Bourgogne em Dijon, França, sob orientação do Professor Emmanuel Bigand. Atualmente, é professor aprovado no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, onde atua como professor desde 2011. Realiza pesquisas na área de Cognição Musical, sobretudo em estudos sobre as Emoções Musicais no repertório instrumental brasileiro. Atua regularmente como solista, compositor e professor.

Rafael dos Santos, Instituto de Artes da UNICAMP

Rafael dos Santos é Doutor em Música (modalidade: Piano) pela Universidade de Iowa - EUA, sob a orientação do Prof. Daniel Shapiro. É professor dor Departamento de Música, Instituto de Artes da UNICAMP, onde participou da criação do curso de Música Popular. Coordena o Grupo de Pesquisa "Musica Popular: História, Produção e Linguagem" (CNPq). Atua regularmente como solista, arranjador, maestro, compositor e professor, além de ser o coordenador do projeto de criação e implantação do Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí.

Downloads

Como Citar

Ramos*, D., & dos Santos, R. (2010). A comunicação emocional na performance pianística. Música Em Perspectiva, 3(2). https://doi.org/10.5380/mp.v3i2.21981

Edição

Seção

Artigos