Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Os autores concordam que, à critério do Comitê Editorial, os trabalhos publicados na Revista Brasileira de Luteria podem futuramente ser impressos e publicados como livros, catálogos, coletâneas, entre outros com reconhecimento de autoria.
  • Os autores declaram que são responsáveis por todo o conteúdo de seus trabalhos, tais como direito de imagens, direitos de audiovisual, e demais autorizações de uso.
  • Os autores concordam que seus trabalhos podem ser submetidos à análise por programas detectores de plágio.

Directrices para autores/as

Normas técnicas gerais:


O Comitê Editorial julgará se o trabalho submetido corresponde a uma das linhas editoriais propostas pela Revista Brasileira de Luteria, Acadêmica, Técnica e Artística. O trabalho será avaliado por dois especialistas no tema propost, os quais não terão acesso ao outro parecer feito sobre o mesmo trabalho. Caso as decisões dos pareceristas sejam divergentes entre si, o comitê editorial enviará o trabalho para um terceiro avaliador especialista que decidirá o impasse. O sigilo será garantido em todo o processo. A revista seguirá os padrões da ABNT vigentes. A fonte padrão para submissões é a Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas. Todas as referências bibliográficas devem seguir os padrões vigentes da ABNT.


Normas técnicas específicas:


1. Linha Editorial Acadêmica
1.1 Artigos: Devem conter entre 12 a 20 páginas incluindo figuras e imagens e excluindo as notas e as referências bibliográficas (fonte do texto Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5). O resumo deve preceder o texto, contendo até 200 palavras, seguido de três a cinco palavras-chave, além do título do trabalho. Todos os elementos textuais introdutórios devem ser escritos obrigatoriamente em português e em inglês, acrescentando-se ainda o espanhol/alemão/francês/italiano para textos nestes idiomas.
1.2 Resenhas: Devem ter um título e conter entre 3 e 4 páginas, excluindo as notas e as referências bibliográficas. São aceitas resenhas críticas de livros, documentários, exposições e demais eventos de interesse da área da Luteria.
1.3 Entrevistas: Devem conter entre 8 a 12 páginas, excluindo as notas e as referências bibliográficas (fonte do texto Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5). Devem ser originais e de interesse da área de Luteria.

 

2. Linha Editorial Técnica
2.1 Relatos de trabalho e Experiências em luteria: São aceitas descrições de procedimentos técnicos que dialoguem com a área da Luteria. Como, por exemplo, descrição de procedimentos de construção, restauros, receitas de colas e vernizes, ferramentas, etc... Não há limite de páginas, porém todos os trabalhos devem ser acompanhados de texto descritivo além de imagens dos procedimentos (fotos, desenhos, esquemas, entre outros). As imagens devem ser enviadas em formato .jpeg com 300 dpis (pixels/polegadas) cada.
2.2 Plantas técnicas de instrumentos musicais: Serão aceitas plantas originais e inovadoras de instrumentos musicais. As plantas devem conter um texto de apresentação de até 500 palavras evidenciando os elementos originais e inovadores do trabalho.


3. Linha Editorial Artística
3.1 Ensaios fotográficos sobre a luteria, construção e uso de instrumentos musicais: Os ensaios devem conter entre 10 e 20 imagens com legenda e um texto de apresentação de até 500 palavras. As imagens devem ser enviadas em formato .jpeg com 300 dpis (pixels/polegadas) cada
3.2 Ensaios audiovisuais de alta qualidade comentados sobre instrumentos musicais e a temática da Luteria: Os arquivos audiovisuais deverão estar em alta definição e ser hospedados na internet (de preferência em mais de um site), com link específico e de acesso direto. Os ensaios devem conter um texto de apresentação de até 500 palavras (Exemplos: Um luthier grava um vídeo sobre um procedimento específico inovador. Um luthier e um músico profissional dialogam sobre aspectos específicos e técnicos de um determinado instrumento relevante e o músico demostra a sonoridade tocando uma peça musical instrumental, etc.)
3.3 Exposição de instrumentos musicais: Fotos em alta resolução e alta qualidade, ao estilo de catálogo de instrumentos musicais com ficha descritiva do instrumento. Deverá conter entre 4 e 6 fotos sendo que três delas deverão apresentar: a vista frontal do instrumento completo, a vista lateral do instrumento completo e a vista posterior do instrumento completo. As demais fotos devem apresentar detalhes doinstrumento, interessantes do ponto de vista da luteria. Obs. As imagens são exclusivas de instrumentos musicais e estes devem estar enquadrados em destaque. O fundo fotográfico deve ser composto de uma cor sólida neutra, preferencialmente em fundo infinito e contrastante com as cores do instrumento musical. As imagens devem ser enviadas em formato .jpeg com ao menos 600 dpis (pixels/polegadas) cada.


4. Seções especiais
4.1 Galeria: Essa seção conta com contribuições de luthiers convidados pelo Comitê Editorial para participar com relatos pessoais, entrevistas e exposição de instrumentos, entre outros.
4.2 Dossiês: Esta seção poderá ser vinculada a uma ou mais linhas editoriais da revista, com chamadas sobre temas específicos, organizados pelo comitê editorial ou por colaboradores convidados, na forma de dossiês temáticos.
4.3 Traduções: Esta seção conta com traduções de textos sobre Luteria originalmente publicados em outros idiomas que não o português.

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.