Tres cubano

Luteria, Escassez e Invenção

Autores

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o Tres, instrumento tradicional da música cubana, articulando aspectos históricos, técnicos e culturais de sua construção. Com base em pesquisa de campo realizada em Cuba em 2025, foram documentadas práticas de luteria desenvolvidas por luthiers locais que, mesmo diante da escassez de materiais e ferramentas, constroem instrumentos funcionais, adequados às práticas musicais e fundamentais para a expressão artística cubana. O trabalho registra quatro plantas construtivas do Tres, fornecidas durante a pesquisa, e elabora uma ficha catalográfica inédita do instrumento, segundo protocolo adaptado à realidade latino-americana. As experiências são analisadas à luz dos conceitos de desobediência tecnológica, de Ernesto Oroza, e de gambiarra, segundo Rodrigo Boufleur. Ao discutir a adaptação de métodos, o reaproveitamento de materiais e a invenção de soluções no fazer artesanal do Tres, o texto propõe uma reflexão sobre a luteria como prática cultural situada, capaz de operar entre técnica e necessidade. A pesquisa contribui para a valorização da luteria enquanto campo de saber e fortalece sua consolidação acadêmica, especialmente no contexto latino-americano.

Biografia do Autor

Fernando Schubert, Universidade Federal do Paraná

Luthier, músico e pesquisador com atuação internacional. Licenciado em Música e tecnólogo em Luteria pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com experiência na construção, restauro e manutenção de cordofones dedilhados. Atuou como monitor nas disciplinas de construção e entalhe no curso de Luteria da UFPR. Com interesse na formação musical de futuros luthiers, ministrou um curso complementar de teoria musical para os colegas do curso, atendendo a uma demanda não contemplada na grade curricular. Mestre e doutorando em Design pela UFPR, desenvolve pesquisas sobre cultura material e processos artesanais em contextos diversos, com foco na luteria em Cuba, especialmente em condições de escassez. Atua também com ensino, extensão e divulgação científica por meio de palestras e do projeto @luthierexplica, no Instagram e TikTok

Juarez Bergmann Filho, Universidade Federal do Paraná,Programa de Pós Graduação em Design - UFPR

Graduado pelo curso de Bacharelado em Violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná. Doutor em Design pela Universidade Federal do Paraná. Foi pesquisador visitante no Departamento de Música da Universidade da Califórnia, em Riverside, nos Estados Unidos da América atuando pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - CAPES. Atuou como músico profissional camerista e como membro da Camerata Antiqua de Curitiba e Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. É professor do Curso Superior de Tecnologia em Luteria e do Programa de Pós Graduação em Design na UFPR. Participa do grupo de pesquisa em Teoria, História e Critica do Design e Atividades Projetuais. Os temas de interesse abrangem as pesquisas sobre: As relações entre sujeitos e artefatos localizadas em circuitos de produção, circulação e uso. As Articulações do conceito de artífice (artista/artesão) na criação de artefatos. Como processos de criação coletiva são percebidos em circuitos de produção. Pesquisas sobre a biografia de artefatos e a biografia laboral de artífices. Pesquisa também sobre a Cultura e Práticas do Violino e da rabeca Brasielria em específico e a construção e práticas de Instrumentos Musicais em geral. É editor chefe e criador da Revista Brasileira de Luteria, https://revistas.ufpr.br/luteria/index.

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Publicado

2025-08-18

Como Citar

Schubert, F., & Bergmann Filho, J. (2025). Tres cubano: Luteria, Escassez e Invenção. Revista Brasileira De Luteria, 4(1). Recuperado de https://revistas.ufpr.br/luteria/article/view/100133