Tres cubano
Luteria, Escassez e Invenção
Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre o Tres, instrumento tradicional da música cubana, articulando aspectos históricos, técnicos e culturais de sua construção. Com base em pesquisa de campo realizada em Cuba em 2025, foram documentadas práticas de luteria desenvolvidas por luthiers locais que, mesmo diante da escassez de materiais e ferramentas, constroem instrumentos funcionais, adequados às práticas musicais e fundamentais para a expressão artística cubana. O trabalho registra quatro plantas construtivas do Tres, fornecidas durante a pesquisa, e elabora uma ficha catalográfica inédita do instrumento, segundo protocolo adaptado à realidade latino-americana. As experiências são analisadas à luz dos conceitos de desobediência tecnológica, de Ernesto Oroza, e de gambiarra, segundo Rodrigo Boufleur. Ao discutir a adaptação de métodos, o reaproveitamento de materiais e a invenção de soluções no fazer artesanal do Tres, o texto propõe uma reflexão sobre a luteria como prática cultural situada, capaz de operar entre técnica e necessidade. A pesquisa contribui para a valorização da luteria enquanto campo de saber e fortalece sua consolidação acadêmica, especialmente no contexto latino-americano.
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