Infidencia, el delito que provocó las independencias hispanoamericanas
DOI:
https://doi.org/10.5380/hd.v2i2.80525Parole chiave:
crime de infidelidade [infidencia], lese majestade, monarquia espanhola, insurgência novohipana, independências americanasAbstract
Com a nossa dissertação, fazemos um relato das causas da infidelidade [infidencia], ou seja, o processo penal iniciado contra os vassalos americanos da coroa espanhola que cometeram o crime de lesa majestade, antes e durante os feitos da independência hispano-americana. O julgamento de réus criminais envolve um discurso jurídico no qual vemos metáforas que valem a pena recuperar para reconstruir a alegoria da emancipação a partir dos argumentos ideológicos que impediram o réu e o juiz na transição do antigo regime para a modernidade jurídica continental.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores mantêm os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista. Autores têm autorização para publicar seus trabalhos em repositórios institucionais de acesso aberto com reconhecimento da publicação inicial na revista.
A História do Direito: revista do Instituto Brasileiro de História do Direito utiliza a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartilhar e adaptar os trabalhos desde que atribuído o crédito apropriado.