Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os autores declaram a autoria do trabalho e assumem a responsabilidade pelo seu conteúdo.

  • Os autores declaram que o trabalho é inédito e original, não tendo sido publicado e nem submetido a avaliação em outro periódico, exceto quando se tratar de tradução já publicada em periódico estrangeiro, em língua não admitida pela RHD e explicitamente informada ao comitê editorial.

  • Os autores declaram que a publicação foi aprovada por todos os autores.

  • Os autores deverão informar expressamente caso o trabalho submetido tenha origem em texto monográfico (tese ou dissertação).

  • Os autores declaram não haver conflito de interesses quanto ao conteúdo do trabalho submetido, ou tê-lo expressamente mencionado no corpo do texto.

  • Caso a pesquisa envolva a participação de seres humanos os autores devem comprovar a aprovação da pesquisa por comitê de ética e o consentimento informado individual de cada participante.

  • Os autores declaram que qualquer referência ou republicação do texto publicado mencionará expressamente a edição da Revista em que tenha ocorrido a publicação original.

  • Os autores declaram ceder o direito de primeira publicação dos artigos submetidos à Revista História do Direito, preservando os demais direitos autorais.

Diretrizes para Autores

Submissões Online

A Revista História do Direito (RHD) não cobra taxas para a submissão, avaliação, revisão, publicação ou download de artigos. A publicação dos artigos não gera qualquer direito de remuneração aos seus autores. Os trabalhos deverão ser apresentados pelo sistema de submissão eletrônica da Revista.

Normas Gerais

O artigo deve ser redigido de acordo com as instruções constantes do template disponível no link abaixo:

https://ufprbr0-my.sharepoint.com/:w:/g/personal/rhd_ufpr_br/EW7lD7xApMVDoyqyYdqJXGwBn7RiTmmhIaKUvXTxPKpAFg?e=wdw4Jd


A fonte padrão para submissões é a Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas.

As notas explicativas deverão ser apresentadas no rodapé do texto. As notas de rodapé deverão utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento simples entre linhas.

Citações diretas com mais de três linhas deverão manter recuo em relação à margem esquerda e utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento simples entre linhas.

As citações deverão ser realizadas segundo o sistema autor-data, e as referências bibliográficas devem estar no padrão APA.

Exemplos de citação e referências - Normas da Apa 7a edição.

Citações

Fonseca (2019)

- Dois autores:

(García-Carrión & Villanueva, 2016) ou García-Carrión e Villanueva (2016)

- Três autores ou mais:

Cárcova et al. (1998)

- Capítulo de livro:

Porkey et al. (2000, pp. 173-174) ou  (Porkey et al., 2000, pp. 173-174)

Referências

Fonseca, R. M. (2019). Introdução teórica à história do direito. Juruá.

Becchi, P., & Palma, G. (2020). Democrazia in quarantena. Come un virus ha travolto il Paese. Historica Edizioni.

Gilbert, M. (2021). European integration: A political history (2a ed.). Rowman @ Littlefield.

- Capítulo de livro:

Altamira, R. (1935). Le droit coutumier espagnol moderne. In G. Y. Iwamasa & P. A. Hays (Eds.), Recueil d’études sur les sources du Droit en l’honneur de François Gény (pp. 269–277). Édouard Lambert.

- Artigo de periódico:

Lobo, V. M. (2016). Corporativismo à brasileira: Entre o autoritarismo e a democracia. Estudos Ibero-Americanos, 42(2), 527-552.

Somente serão aceitos arquivos nos formatos .doc, .docx, .rtf, e .odt. Figuras devem possuir qualidade mínima de 600 dpi, e devem ser apresentadas no corpo do texto.

Os textos submetidos não poderão conter qualquer elemento identificador de sua autoria.

Normas Específicas

Seção Experiências: a seção admite textos redigidos por até três pessoas, de 12 a 40 páginas, incluindo figuras e planilhas e excluindo referências bibliográficas. Textos mais longos podem ser aceitos mediante justificativa, a juízo do comitê editorial. Devem ser precedidos de resumo de até 500 palavras, seguido de três a cinco palavras-chave. Todos os elementos textuais introdutórios devem ser escritos obrigatoriamente em português e inglês.

Seção Ferramentas: a seção admite textos redigidos por até três pessoas, de 12 a 40 páginas, incluindo figuras e excluindo referências bibliográficas. Textos mais longos podem ser aceitos mediante justificativa, a juízo do comitê editorial. Devem ser precedidos de resumo de até 500 palavras, seguido de três a cinco palavras-chave. Todos os elementos textuais introdutórios devem ser escritos obrigatoriamente em português e inglês.

Seção Resenhas: a seção admite textos redigidos por uma pessoa, de 5 a 15 páginas, incluindo figuras e excluindo referências bibliográficas. Textos mais longos podem ser aceitos mediante justificativa, a juízo do comitê editorial. Todos os elementos textuais introdutórios devem ser escritos obrigatoriamente em português e inglês.

Seção Debates: a seção admite textos redigidos por até três pessoas. Os textos de avaliação crítica devem ter de 5 a 15 páginas, incluindo figuras e excluindo referências bibliográficas. Textos mais longos podem ser aceitos mediante justificativa, a juízo do comitê editorial. Todos os elementos textuais introdutórios devem ser escritos obrigatoriamente em português e inglês. 

Seção Dossiê: os textos devem ter a formatação exigida pelo edital de divulgação do dossiê temático. Todos os elementos textuais introdutórios devem ser escritos obrigatoriamente em português e inglês.

Qualificação dos Autores

O primeiro autor do artigo deverá possuir o título de doutor ou equivalente.

Idiomas

Serão admitidos artigos redigidos em Português, Espanhol, Inglês, Italiano ou Francês.

Experiências

Seção destinada à publicação dos resultados de pesquisas que se debrucem sobre experiências jurídicas do passado, conforme os padrões de pesquisa do campo da História do Direito.

Ferramentas

Seção destinada à publicação de textos que, a partir do instrumental histórico-jurídico, promovam debates de natureza teórico-metodológica e diálogos disciplinares que impliquem a pesquisa em História do Direito.

Resenhas

Seção destinada à publicação de resenhas de obras nacionais e estrangeiras no campo da História do Direito.

Debates

A Seção Debates constitui fórum público de discussão de textos ou livros que se constituam como referência para os pesquisadores em História do Direito.

Dossiê

A seção Dossiê é dedicada ao aprofundamento de pesquisas realizadas acerca de um tema específico de História do Direito.

Memória

A seção Memória é dedicada à rememoração de personagens, instituições, eventos e documentos importantes para a História do Direito.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.