Resenha de "Senhorios Coloniais: direitos e chicanas forenses na formação da propriedade na América Portuguesa", de Carmen Alveal

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5380/hd.v4i6.92791

Schlagworte:

Sesmarias, Brasil Colônia, História do Direito

Abstract

Trata-se de resenha do livro Senhorios Coloniais de Carmen Alveal, fruto da sua tese de doutorado na Johns Hopkins University. A resenha mostra as principais discussões do livro e introduz o leitor ao complexo e fascinante debate das sesmarias no Brasil Colônia.

 

Autor/innen-Biografie

Gustavo Silveira Siqueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor de História do Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro na Universidade Estácio de Sá. Foi Visiting Scholar no Departamento de História da Harvard University, é Bolsista de Produtividade do CNPQ e Pesquisador do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ-JCE). Tem estágio de pós-doutorado no Max Planck Institute e é o Coordenador da Área do Direito da FAPERJ. É Sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e membro do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD). 

Literaturhinweise

ALVEAL, Carmen. Senhorios coloniais: direitos e chicanas forenses na formação da propriedade na América portuguesa. Niterói, RJ: Editora Proprietas, 2022. 348 p.

Veröffentlicht

2024-03-01

Zitationsvorschlag

Siqueira, G. S. (2024). Resenha de "Senhorios Coloniais: direitos e chicanas forenses na formação da propriedade na América Portuguesa", de Carmen Alveal. História Do Direito, 4(6), 183–186. https://doi.org/10.5380/hd.v4i6.92791

Ausgabe

Rubrik

Resenhas