Ideología e Independencia: Los Fundamentos Intelectuales de Los Protagonistas de 1810
DOI:
https://doi.org/10.5380/hd.v1i1.78720Schlagworte:
Ideologia, independência, formação acadêmica, influência intelectualAbstract
O presente trabalho analisa a relação ideologia-independência, uma conexão de causa-efeito que levou aos acontecimentos de 20 de julho de 1810 ocorridos em Santa Fé de Bogotá, no Vice-Reinado de Nova Granada. A referida temática foi abordada a partir dos métodos históricos de análise que permitiram conhecer o processo de formação intelectual de uma geração de homens que levaram a declaração de independência, assim como sua formação acadêmica e das atividades que possibilitaram desenvolver e cultivar o debate e a crítica. A análise leva a concluir que foram trinta anos de preparação ideológica que antecederam a independência, através dos quais foram vários os eventos em que se contraiu o pensamento libertador novogranadino.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores mantêm os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista. Autores têm autorização para publicar seus trabalhos em repositórios institucionais de acesso aberto com reconhecimento da publicação inicial na revista.
A História do Direito: revista do Instituto Brasileiro de História do Direito utiliza a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartilhar e adaptar os trabalhos desde que atribuído o crédito apropriado.
