"Adoração para tudo menos Jesus Cristo": identidades evangélicas no conflito entre o pastor Teófilo Hayashi e a cantora Priscilla Alcântara no Carnaval de 2023
Palavras-chave:
Evangélicos, Carnaval, The Send Brasil, Identidade Cultural, Redes SociaisResumo
Em 2020, a cantora Priscilla Alcântara foi uma das ministrantes nos momentos musicais do The Send Brasil, evento evangélico ocorrido simultaneamente em Brasília e São Paulo. Em 2023, a mesma artista apresentou-se no Carnaval de Salvador com o trio elétrico de Ivete Sangalo. Esta participação recebeu críticas no meio evangélico, tradicionalmente avesso a esta festa popular. Entre os principais críticos esteve o pastor Teófilo "Téo" Hayashi, um dos líderes do movimento The Send Brasil, que fez um vídeo em sua conta na rede social Instagram atacando a performance como algo que representa “adoração a tudo menos Jesus Cristo”. O presente trabalho pretende analisar o pronunciamento de Hayashi e sua repercussão a partir do conceito de identidade cultural, conforme formulado por Stuart Hall. Entende-se que a forma como o público evangélico manifestou-se – em apoio a Hayashi, a Alcântara ou nenhum dos dois – corresponde a uma espécie de fechamento ou demarcação de fronteiras identitárias, tanto pelo ponto de vista da ortodoxia religiosa como de posições políticas e ideológicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.