IMAGENS, PEDOFILIA E MEMÓRIA EM UMA REVISTA NA DÉCADA DE 1990

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v73i1.87290

Palavras-chave:

Imagens, Pedofilia, Memória.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre memória, pedofilia e as imagens publicadas em uma revista que defendia o direito de adultos fazer sexo com crianças e adolescentes na década de 1990: a Gaie France. Com essa diretriz, a pesquisa buscou responder às seguintes questões: quais eram os objetivos da Gaie France com as publicações das imagens e qual era a relação desses recursos visuais com a memória construída pela revista? Por meio de pesquisa qualitativa, a metodologia adotou os estudos semióticos e a criação de eixos temáticos. Os resultados apontam que as imagens publicadas na Gaie France concediam, às pessoas que faziam parte da revista, o sentido de pertencimento a um grupo e a formação de uma identidade mesclada com argumentos sobre pedofilia e dominação masculina, por meio de uma memória compartilhada. A relação entre as imagens e a memória era construída com o uso do revisionismo ideológico, pautado no anacronismo e na seletividade de fatos do passado. Além disso, as imagens e a memória eram usadas como armas políticas com o interesse de obter transformações na sociedade.

Biografia do Autor

Luciano de Pontes Paixão, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ/FAETEC).

Francisco Ramos de Farias, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

 Doutor em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas, com Pós-Doutorado pela Université de Paris – SHS Sorbonne. Professor Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social.

Downloads

Publicado

2025-12-21

Como Citar

Paixão, L. de P., & Farias, F. R. de. (2025). IMAGENS, PEDOFILIA E MEMÓRIA EM UMA REVISTA NA DÉCADA DE 1990. História: Questões & Debates, 73(1). https://doi.org/10.5380/his.v73i1.87290