Entre memórias e monumentos: uma análise das relações da sociedade campo-grandense com os bens patrimoniais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v71i2.85458

Palavras-chave:

Patrimônio, Memória, Campo Grande.

Resumo

O presente trabalho tem como proposta analisar o estabelecimento de bens patrimoniais e monumentais em Campo Grande/MS e a relação da sociedade campo-grandense com o espaço e a memória, a partir da ideia de “marcos oficiais de fundação da cidade”. Tendo como mote os chamados “Obelisco” e “Carro de Boi”, nossa proposta é problematizar como estes monumentos têm se inserido no cotidiano dos campo-grandenses por meio de atos e intervenções que possibilitam sua ressignificação a partir de questões do tempo presente. Amparada em um debate histórico e antropológico, a presente investigação analisa como as relações entre pessoas, espaço, materialidades e memórias influenciam na construção de sentidos sobre a cidade e sua história, evidenciados em documentos do poder público local e veículos eletrônicos de notícias. Busca-se, portanto, entender como os monumentos analisados, projetados para presentificar o passado, podem ser considerados materialidades envolvidas em disputas e tensões, propensos a transformações simbólicas e materiais a depender dos acontecimentos ocorridos em seus entornos.

Biografia do Autor

Alyson Matheus de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Discente na Pós-Graduação em Ensino de Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus Naviraí.

Andrey Minin Martin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus Naviraí (CPNV/UFMS), Naviraí, Mato Grosso do Sul.

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Docente no curso de Ciências Sociais e na Pós-Graduação em Ensino de Sociologia, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus Naviraí.

Downloads

Publicado

2024-05-06

Como Citar

Souza, A. M. de, & Martin, A. M. (2024). Entre memórias e monumentos: uma análise das relações da sociedade campo-grandense com os bens patrimoniais. História: Questões & Debates, 71(2), 169–201. https://doi.org/10.5380/his.v71i2.85458