O EFEITO KAGEMUSHA. AS ARMAS DE FOGO PORTUGUESAS E O ESTADO NO SUL DA ÍNDIA NO INÍCIO DA ÉPOCA MODERNA
DOI:
https://doi.org/10.5380/his.v45i0.7947Palavras-chave:
armas de fogo, Índia, séculos XVI e XVII, portugueses na Ásia, Estado da Índia, firearms, India, 16th and 17th centuries, Portuguese in Asia, State of IndiaResumo
O presente artigo examina a extensão da propagação do uso de armas de fogo no sul da Índia nos séculos XVI e XVII e o papel que os portugueses desempenharam nesse processo, especialmente os indivíduos privados portugueses. As fontes utilizadas são majoritariamente européias, suplementadas, no entanto, por algum material literário em telegu e sânscrito, produzido nas cortes dos chamados reinos “Nayaka” do Tamilnadu dos séculos XVI e XVII. Usando-as, espera-se lançar luz não meramente ao uso de armas de fogo em si, mas em como elas eram percebidas pelos governos do sul da Índia do período.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
