COMPOSIÇÃO: ENTRE O CONCEITO E AS SENSAÇÕES PARA O PENSAMENTO DE MATRIZES NA HISTÓRIA DA LITERATURA E ARTE MODERNAS

Autores

  • Marcio Pizzarro Noronha

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v44i0.7933

Palavras-chave:

composição, sensação, texto (intertexto), composition, sensation, text (intertext)

Resumo

Este artigo trata do conceito de composição em História e Teoria da
arte e da literatura modernas. Em ordem, desenvolve o conceito de
composição em seu tratamento filosófico. É privilegiado o conceito de
Deleuze e Guattari. O texto apresenta o relacionamento entre composição e a aura estética (Benjamin / Didi-Huberman) e a contraposição (dialética) entre aura estética e aura religiosa. As relações composição-aura promovem uma análise epistemológica-paradigmática das relações entre técnica e estética. Num segundo momento, as relações são ampliadas para os campos da intertextualidade e para os estudos pósmodernos e da retórica. O foco destas análises é a literatura vanguardística e a novela experimental (séculos XIX e XX).

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Como Citar

Noronha, M. P. (2006). COMPOSIÇÃO: ENTRE O CONCEITO E AS SENSAÇÕES PARA O PENSAMENTO DE MATRIZES NA HISTÓRIA DA LITERATURA E ARTE MODERNAS. História: Questões & Debates, 44(1). https://doi.org/10.5380/his.v44i0.7933

Edição

Seção

Dossiê Palavras compartilhadas: diálogos entre romance e história - Organizadora: Marion Brepohl de Magalhães