Cidade, natureza e urbanização: proposições para uma história ambiental da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v69i1.64889

Palavras-chave:

História Ambiental, Região Metropolitana de Porto Alegre, Urbanização.

Resumo

O estudo proposto é uma tentativa de pensar a história de cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) por meio das ferramentas analíticas e conceituais da subdisciplina história ambiental. As cidades da RMPA formaram-se a partir de loteamentos de terras que avançaram sobre microrregiões ambientais sensíveis, tais como várzeas de rios e de riachos, capões de mato e sistemas de banhados largamente associados aos abrangentes sistemas hídricos regionais. O assentamento nestas áreas se caracterizou pela chegada maciça (em termos demográficos e em curto prazo) de grupos sociais étnico e profissionalmente diversos; além disso, a intensa migração e as políticas desenvolvimentistas de industrialização e promoção urbanística sem regulação ocasionaram problemas ambientais relevantes, não totalmente avaliados. Até o presente momento, tais cidades são negligenciadas por profissionais de história ambiental, embora tenham sido alvo de inúmeros estudos relativos à história do planejamento urbano, da história social do trabalho e da constituição de identidades e da memória social. Nossa intenção é, então, esboçar uma agenda de pesquisas para a RMPA focando, especificamente, no exemplo de Canoas/RS. As fontes utilizadas são multivariadas, obedecendo a à amplidão das questões ambientais subjacentes ao crescimento da malha urbana citadina. Fotografias, cartografia, documentação administrativa e expressões das memórias dos moradores baseiam a pesquisa.

Biografia do Autor

Danielle Heberle Viegas, UNILASALLE - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais

Possui Doutorado (2016) e Mestrado (2011) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. No decorrer do ano de 2015, foi doutoranda convidada no Lateinamerika-Institut (LAI), vinculado a Freie Universität Berlin, por meio do Programa CAPES/PROBRAL. Atualmente, é professora do Cursos de História (Bacharelado e Licenciatura) e Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado) do Unilasalle. Pesquisadora e professora junto ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPGMSBC) e do Mestrado de Avaliação em Impactos Ambientais (PPGAIA). É, também, pesquisadora do Observatório das Metrópoles (Núcleo Porto Alegre). Membro da AHILA (Asociación de Historiadores Latinoamericanistas Europeos). Colaboradora da rede UEDXX (Urbanism of European Dictatorship during the XXth). Áreas de interesse e atuação: história urbana, história ambiental, memória social, estudos sobre território, identidades e (i)migrações.

Eduardo Relly, Freie Universität Berlin

Pos-Doutorando em Historia pela Unisinos. Doutor em História (Estudos Latino-Americanos) pela Freie Universität
Berlin (FU BERLIN). Mestre em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Univates
(UNIVATES). Membro da Associação de Historiadores Latinoamericanistas Europeus
(AHILA) e da Deutsch-Brasilianische Gesellschaft (DBG). 

Cleusa Maria Gomes Graebin, Unilasalle/PPG Memória Social e Bens Culturais

Doutora e Mestre em História (Unisinos). Professora e
Coordenadora Adjunta do programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais
(Unilasalle); Professora dos Cursos de História e Arquitetura e Urbanismo (Unilasalle).
Coordenadora do Museu Histórico La Salle.

Downloads

Publicado

2021-02-25

Como Citar

Viegas, D. H., Relly, E., & Graebin, C. M. G. (2021). Cidade, natureza e urbanização: proposições para uma história ambiental da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. História: Questões & Debates, 69(1), 321–348. https://doi.org/10.5380/his.v69i1.64889

Edição

Seção

Artigos